Pub

"Pedimos a 40 personalidades públicas que conhecem o Algarve e já vêm à região há muito tempo que nos contassem histórias e fossem ao baú das memórias buscar também fotografias que fizessem parte da sua vida e do seu passado e que as ligassem ao Algarve", afirmou Nuno Aires em declarações à Lusa.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ERTA) explicou que os testemunhos e fotografias das “40 figuras ligadas às artes, ao desporto, à música ou à literatura” vão estar incluídas no livro “40 anos, 40 olhares”, disponível em todo o país nas livrarias da editora Bertrand a partir de quinta-feira.

"É uma maneira simbólica, mas parece-nos a nós importante e interessante, de assinalarmos os 40 anos do Turismo do Algarve”, considerou Nuno Aires, precisando que "participaram no livro personalidades internacionais a nacionais” como Luís Figo, Mário Cesariny, Maria Cavaco Silva, Maria de Jesus Barroso, Bjorn Borg ou John McEnroe.

Nuno Aires precisou que os testemunhos destas personalidades "são sobretudo conjuntos de memórias, de bons momentos que passaram na região”.

O responsável máximo da ERTA explicou que a cerimónia de lançamento do livro, a realizar na Pousada de Estoi, em Faro, às 17:30, “não é uma festa imperial, porque não é tempo disso”, mas permitirá “assinalar os 40 anos com amigos e figuras institucionais”.

O presidente do Turismo do Algarve disse sentir-se “privilegiado” por dirigir a ERTA neste 40º aniversário, que se assinala numa fase de “grande mudança desta indústria que é o turismo" e em que “é cada vez mais necessário apostar na qualidade”.

“Só os destinos turísticos que estão bem preparados, bem posicionados e reconhece a sua vocação e o seu perfil é que conseguem ser competitivos num mundo cada vez mais competitivo e onde existem cada vez mais destinos concorrentes. O nosso único caminho é o da qualidade, temos que seguir esse caminho e os desafios são muito grandes neste momento", sublinhou Nuno Aires.

O presidente da ERTA disse ainda que, além das personalidades já referidas, participam também no livro que assinala os 40 anos do Turismo do Algarve Cliff Richards, Diogo Infante, Fátima Lopes, Francis Obikwelu, Francisco Pinto Balsemão, Herman José, João Cutileiro, Joaquim de Almeida, Miguel Sousa Tavares, Nuno Júdice ou Rui de Carvalho, entre outros.

“Fomos de facto apanhar uma quantidade enorme de personalidades quer se quiseram juntar a nós para comemorar estes 40 anos", afirmou.

Lusa

Pub