Faleceu ao final da tarde de ontem, no hospital de Leiria, Isabel da Luz, consagrada do Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), que trabalhou 30 anos no Algarve e que deixou a diocese no final de 2023 “por razões de saúde”.
Isabel da Luz, que entrou há 63 anos no ISCF, esteve da primeira vez quatro anos na diocese algarvia e na sua última passagem pelo Algarve cumpriu 26 anos de serviço à Igreja algarvia, tendo sido diretora da Casa de Santa Zita, em Faro, durante largos anos.
Depois de deixar o Algarve, Isabel da Luz foi acolhida no lar do seu instituto em Fátima. Há alguns dias foi acometida de um “problema grave de saúde” que obrigou a uma intervenção cirúrgica no hospital onde veio a falecer.
A Obra de Santa Zita, IPSS fundada em 1932 pelo padre Joaquim Alves Brás, que criou também o Instituto Secular das Cooperadoras da Família, depressa chegou ao Algarve em virtude de o sacerdote vir muitas vezes à diocese. Pese embora só tenha sido criada em Faro em 1957, em 1936 já a obra funcionava em Loulé, tendo chegado também a existir em Albufeira. A IPSS foi criada para defender a dignidade e os direitos das mulheres e o instituto de vida consagrada tendo como carisma e missão o cuidado da santificação da família.
De saída do Algarve, a cooperadora da família Isabel da Luz foi homenageada por 30 anos de serviço