O bispo do Algarve exortou os casais que celebraram jubileus de Matrimónio a “confiar sempre em Deus” e a “encontrar no amor familiar a capacidade de superar as fragilidades e as limitações”.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

“Deus tem de fazer parte da nossa vida. Ele é o nosso esteio, é a nossa força, é o sustentáculo da nossa vida, do nosso amor e da vida familiar”, afirmou D. Manuel Quintas no passado sábado, 20 de maio, na Eucaristia da bênção de casais que celebraram ou ainda celebrarão durante este ano não só os 25 ou os 50 anos de Matrimónio, mas também os 10, 20, 30 ou mais de 50 anos de casados.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

“Nada nem ninguém nos pode separar do amor de Deus que é o fundamento de todo o amor e de todas as opções que fazemos, inclusive a vida familiar”, sustentou o bispo diocesano na Eucaristia, promovida pela Diocese do Algarve através do Setor Diocesano da Pastoral Familiar (SDPF) em Loulé, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como «Mãe Soberana».

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Este ano foram abençoados 32 casais que se inscreveram de toda a diocese e que estão a celebrar em 2026 dos 10 aos 58 anos de casados. O bispo do Algarve considerou que “é sempre bom e é sempre tempo de renovar o amor, de renovar aquilo que consolida e que constitui o fundamento da vida em familiar”.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

No início da celebração, de “graças a Deus” “pelo dom do amor fiel e perseverante, pelos momentos de alegria, pelas dificuldades superadas, pela vida partilhada, pela família construída e pelo testemunho do compromisso cristão que oferece à Igreja e à sociedade”, foi destacado o Matrimónio como “vocação bela e exigente, sustentada pela graça de Deus e alimentada diariamente pela entrega, pelo perdão e pela esperança”.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

D. Manuel Quintas alertou que “sem esta capacidade de doação, de entrega, de compreensão, de paciência mútua, é difícil progredir no amor e é difícil, sobretudo, saber viver o amor em diferentes fases da vida e de modos diferentes”. “Uma coisa é viver a vida familiar nos inícios e outra é já depois dos 50 anos”, observou, acrescentando que “a beleza continua, embora exprimindo-se e vivendo-se de maneira diferente”. “É muito importante estar abertos também a essa novidade da vida familiar que vai acontecendo à medida que os anos vão passando”, considerou.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

“Quando falamos da família, falamos também desse agregado familiar que a enriquece, que dá consistência, que dá beleza, que dá força para superar as dificuldades. O importante é saber viver a presença de Deus na nossa família”, prosseguiu, pedindo que o apelo escutado no Evangelho daquela celebração “se faça presente naqueles momentos mais difíceis, sobretudo nos imprevistos ligados à saúde”: “«Não tenhas medo, não tenhas receio, Eu estou contigo»”.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

“«Ele não nos abandona, está connosco»”, reforçou, acrescentando ainda a importância de “pedir, renovar e incluir” a “proteção de Maria” na vida familiar. Por isso, no final da celebração o bispo do Algarve exortou todos a rezarem uma Avé Maria a Nossa Senhora, ali evocada como «Mãe Soberana», “por todas as famílias da diocese e para que a «Mãe Soberana» esteja presente, sobretudo, nos momentos mais difíceis”.

Depois da homilia, a celebração prosseguiu com a bênção dos casais com a aspersão da água benzida. Os aniversariantes realizaram ainda uma oração com renovação dos compromissos matrimoniais e no final da celebração foi-lhes feita a entrega dos respetivos certificados. Um momento particularmente significativo ocorreu quando o assistente do SDPF pediu aos casais que dessem as mãos e que se abraçassem incluindo os filhos.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O cónego César Chantre lembrou que a celebração de bênção dos casais é realizada há quatro anos. “A Pastoral da Família é das pastorais mais difíceis na diocese. No entretanto, temos tido gente capaz, voluntária, que nos quer ajudar nesta campanha de recuperação da força da família”, afirmou.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O SDPF fez ainda um agradecimento ao bispo por todos os anos de trabalho naquele setor e D. Manuel Quintas retribuiu o gesto à equipa da Pastoral Familiar diocesana pelo seu “dinamismo, entrega e criatividade de criar possibilidades às famílias e aos casais da diocese para se encontrarem, fazerem silêncio, rezarem e para um dia de reflexão”.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A Eucaristia foi concelebrada não só pelo assistente do SDPF, mas também pelo pároco de Loulé e reitor daquele santuário, cónego Carlos de Aquino, e pelo seu capelão, padre Carlos de Matos, e contou com o serviço do diácono Rogério Egídio.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo