© Samuel Mendonça/arquivo
© Samuel Mendonça/arquivo

O bispo do Algarve inicia este domingo, dia 3 de novembro, a segunda visita pastoral deste ano 2013/2014. D. Manuel Quintas visitará a paróquia de Ferragudo até ao dia 9 deste mês.

No domingo, a visita tem início pelas 10h com a celebração da eucaristia na igreja paroquial, seguindo-se um encontro com o agrupamento local dos escuteiros.

Ao longo da semana, e segundo o programa divulgado pela Diocese do Algarve, o prelado visitará ainda a creche, o centro de dia, a escola e a Junta de Freguesia e encontrar-se-á também com os diversos sectores da pastoral e com os movimentos paroquiais.

D. Manuel Quintas visitará igualmente alguns doentes e reunir-se-á com o Conselho Económico paroquial e com catequizandos, catequistas e pais.

Ao longo do presente ano pastoral, D. Manuel Quintas visitará ainda as paróquias da cidade de Portimão, de 1 a 15 de dezembro, a paróquia de Alvor, de 5 a 12 de janeiro, a paróquia de Lagoa, de 19 a 26 de janeiro, a paróquia da Mexilhoeira Grande, de 9 a 16 de fevereiro, e a paróquia de Monchique, de 30 de março a 6 de abril.

O Código de Direito Canónico estabelece que os bispos têm a obrigação de visitar toda a diocese ao menos a cada cinco anos, podendo, em caso de necessidade, delegar essa tarefa no prelado coadjutor ou auxiliar, ou ainda num padre.