O Ministério do Ambiente classificou um total de 608 águas como boas para a prática balnear, 502 delas em praias costeiras, fixando os períodos de funcionamento das praias entre 01 de maio e 19 de outubro.
A portaria, publicada esta semana em Diário da República, classifica 502 águas balneares costeiras e de transição e 106 águas balneares interiores.
O Norte, com 121, é a região hidrográfica com mais praias costeiras classificadas como tendo águas boas para ir a banhos, seguindo-se o Algarve com 108.
Surgem depois as regiões hidrográficas do Tejo e Oeste (104), Açores (60), Madeira (41), Centro (35) e Alentejo (33).
Como águas balneares interiores estão qualificadas 38 praias na região do Tejo e Oeste, 33 no Norte, 32 no Centro, uma no Alentejo e duas no Algarve.
O diploma apresenta ainda os diferentes períodos de funcionamento das concessões das praias, que variam entre 01 de maio e 19 de outubro.
No Algarve, a época balnear começa a 01 de junho e termina a 30 de setembro em todos os concelhos, menos no de Albufeira, onde as praias funcionam de 17 de maio a 19 de outubro.
O mapa apresenta ainda 29 praias costeiras que têm “uso limitado”, entre as quais as praias da Adraga, Magoito e São Julião, em Sintra, Zambujeira do Mar (Odemira), do Castelo e da Coelha (Albufeira), Arrifana (Aljezur) e as do Camilo e Dona Ana, em Lagos.