Hoje, Dia Mundial do Ambiente, foi apresentado em Faro o primeiro autocarro 100% elétrico do país a ser utilizado numa carreira regular de transporte público, promovendo a redução de emissões de gases de efeito estufa.
“Trata-se do primeiro autocarro elétrico concebido e montado em Portugal. Foi desenvolvido especificamente para circular nas ruas apertadas da cidade de Faro e toda a carroçaria foi desenvolvida no nosso país”, explicou a autarquia, acerca do veículo que tem “zero emissões de gases poluentes”.
O autocarro integra a frota de transportes urbanos da cidade designada por “Próximo”, que é composta por mais 28 viaturas, e, à semelhança da restante frota, a nova aquisição reúne todos os requisitos de acessibilidade, estando por isso apta a transportar clientes com mobilidade reduzida.
Alimentada por três baterias cujo carregamento demora oito horas, a viatura, com capacidade para 14 lugares sentados, atinge uma velocidade de 80 km/hora e tem uma autonomia de cerca de 100 km.
Segundo a autarquia, o veículo custou 160 mil euros, tendo a compra sido totalmente suportada pela empresa responsável pelo serviço e que também pretende construir uma gare, local de embarque e desembarque de passageiros, nas proximidades das Docas de Faro.
Em 2011, a Câmara Municipal de Faro lançou um concurso público internacional para concessionar o serviço de transportes públicos da cidade.
Este projeto é encarado pelo executivo como mais um passo a caminho de uma mobilidade sustentável e contribui para o cumprimento dos objetivos do milénio que o município subscreveu, como a promoção do desenvolvimento sustentável, a redução da perda de diversidade biológica e a promover o acesso a água potável e saneamento.