As operações de busca começaram na terça feira, dia em que foram retirados da água 30 fardos, e hoje as autoridades recuperaram mais 35 fardos, o que perfaz o total de 65 – com um peso entre os 35 e os 50 quilogramas -, ou seja uma quantidade que oscilará entre as 2,2 e as 3,2 toneladas de haxixe.

Num comunicado em que fez o balanço dos trabalhos realizados hoje, a Marinha disse ainda que "as operações terminarão, em princípio, no final da manhã do dia 11 de novembro", quinta feira.

As operações estão a ser realizadas pela Polícia Marítima, com a ajuda de uma equipa de mergulhadores da Marinha Portuguesa, uma vez que alguma da droga estava submersa, na mesma zona onde foi apreendida na segunda feira uma lancha semirrígida suspeita de ser utilizada para narcotráfico.

A lancha semirrígida, com 12,5 metros de comprimento e com três motores de 250 cavalos cada um, estava vazia quando foi apreendida durante o patrulhamento da Polícia Marítima na madrugada de segunda feira.

Esta é a quarta apreensão deste ano de lanchas semirrígidas alegadamente relacionadas com o narcotráfico, um número que vem juntar-se a mais três apreensões idênticas registadas em 2009.

A polícia identificou ainda algumas pessoas nas imediações da zona onde apareceu a droga – Barrinha e ilhéu da Cobra – para futuras averiguações.

Lusa