O Turismo do Algarve vai promover, em abril de 2015, o evento “Algarve Nature Week”, que pretende ser uma montra do turismo de natureza junto de operadores do setor e do público em geral.
O vice-presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, disse tratar-se de uma semana em que as empresas de animação turística e de alojamento relacionadas com o segmento distribuídas pela região vão promover-se junto do mercado regional, nacional e internacional.
Passeios de barco ou de burro, mergulho, observação de golfinhos, observação de aves e cicloturismo serão algumas das propostas disponíveis na primeira edição, marcada para a semana de 11 e 19 de abril, com preços que a organização espera que sejam também atrativos para a população residente.
Nos últimos três dias do evento, as empresas vão participar numa feira marcada para o Parque Ribeirinho de Faro, frente à Ria Formosa, onde a organização quer criar um ambiente que facilite a criação de uma bolsa de contactos entre empresas do segmento e operadores turísticos.
O primeiro dia da feira vai ser dedicado à comunidade escolar algarvia, permitindo aos jovens da região experimentarem gratuitamente várias atividades.
A “Algarve Nature Week” está a ser promovida pelo Turismo de Portugal e pela Região de Turismo do Algarve e conta com o apoio da Associação de Turismo do Algarve no esforço de promoção do evento no estrangeiro que trará alguns operadores turísticos especializados à região para conhecerem a oferta disponível.
A semana temática tem a sua apresentação pública marcada para a Bienal de Turismo de Natureza, que vai decorrer no Espaço Multiusos de Aljezur entre 26 e 28 de setembro.
Estudos encomendados pela Região de Turismo do Algarve sobre o segmento do turismo de natureza permitiram perceber que este é um segmento em pleno desenvolvimento, tendo 50% das 97 empresas existentes até ao final de 2013 sido criadas a partir de 2009.
À semelhança dos eventos “Algarve Spa Week”, do “Algarve Chefs Week” ou do “Algarve Surf Week”, o “Algarve Nature Week” é um evento que a organização pretende que seja anual.