Entre estes projetos, segundo fonte ouvida pela Lusa, estão as requalificações realizadas ou aprovadas para os Centros Históricos das três cidades Algarvias, que incluem a reabilitação urbana ou o desenvolvimento económico, como a melhoria do comércio do concelho e a criação de indústrias criativas, financiados pelo PO Algarve 21.
“Em Loulé estão executadas e previstas obras de renovação do Teatro, o denominado Projeto Charme, que prevê intervenções de regeneração em áreas do centro histórico medieval”, precisou.
A CCDR irá ainda apresentar “vários projetos em rede” apoiados pelo mecanismo de aplicação do QREN na região nas áreas da Cultura, Exposições e Modernização Administrativa.
Na área da modernização administrativa, será dado destaque à criação da rede de Lojas do Município dos concelhos do Concelhos do Algarve Central (Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira), que “permitirá, por exemplo, a um munícipe de Faro tratar de uma questão relacionada com uma casa na Loja de Olhão”, explicou a fonte da CCDR.
Na área da Cultura, disse, o PO Algarve 21 também “está a apoiar a criação de uma programação cultural em rede” abrangendo Teatros e Centros Culturais de vários concelhos do Algarve.
“A região compra espetáculos em grupo, permitindo um aumento da qualidade da oferta cultural e que está a ter resultados interessantes”, acrescentou.
A cerimónia servirá ainda para o secretário técnico do JESSICA Portugal, Nuno Vitorino, apresentar o novo fundo financeiro, “que vai permitir às câmaras obterem financiamento para intervirem na área da Reabilitação Urbana”, afirmou.
Participam também na cerimónia, com início marcado para as 14:15 na sede da CCDR Algarve, em Faro, o presidente do organismo, João Faria, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), Macário Correia, e a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, Fernanda do Carmo, estando ainda por confirmar a presença do Fernando Medina, Secretário de Estado Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento.