Os distritos de Faro, Beja, Évora, Setúbal, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Viseu e Braga apresentam concelhos com risco elevado.

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo”.

O cálculo deste risco é feito com base nos valores observados às 13:00, na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional de Protecção de Civil (ANPC) registou 29 incêndios, que foram combatidos por 395 bombeiros com o auxílio de 92 veículos.

O IM prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, vento fraco, pequena subida da temperatura máxima e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste.

Em Lisboa, a temperatura máxima deverá atingir os 31 graus Célsius, em Faro, Castelo Branco e Portalegre 30, em Évora 34 e Beja 33.

Lusa