Charlotte, Aurelia, Dorothea, Lorraine, Bosco, Beka, Patricia e Susan, pertencentes foram ao St Pauls Youth, da Diocese de Brisbane, chegaram ao Algarve no dia 10 de agosto, tendo sido recebidos pelos jovens da paróquia e também pelos presidentes da Câmara de Albufeira e da Junta Freguesia de Ferreiras.
Durante cinco dias os visitantes foram brindados com muitos passeios culturais e de lazer, tendo conhecido Albufeira, Faro, Paderne, Sagres, Silves, Tavira e Vila do Bispo.
Elsa Santiago Gaio, da paróquia de Ferreiras e membro do Sector da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve, explica que a recepção só foi possível com o apoio do pároco de Ferreiras, o padre Carlos César Chantre, que “incentivou os seus jovens a acolher outros jovens”. “Também as paróquias de Tavira e Vila do Bispo e Sagres apoiaram esta iniciativa, bem como as respectivas autarquias”, explica aquela responsável.
Elsa Gaio fala de uma “experiência muito enriquecedora para os jovens de Ferreiras, que dignificaram exemplarmente a sua diocese”. “Aprendemos muito com a simplicidade e união daquele grupo e a maneira rica e intensa como louvam Jesus, como fio condutor das suas vidas”, acrescenta, garantindo que os visitantes “sentiram-se em casa”.
Num testemunho de agradecimento, a que a FOLHA DO DOMINGO teve acesso, os jovens australianos mostram-se gratos por terem sido acolhidos por um “grupo maravilhoso” que os recebeu de “braços abertos” e pelo apoio durante toda a JMJ. “Desde o primeiro dia, nunca nos sentimos como estrangeiros ou estranhos, mas antes amados, cuidados e mimados pelos nossos irmãos portugueses. O nosso grupo não poderia estar mais grato pela maravilhosa hospitalidade dos nossos irmãos católicos da paróquia de São José, em particular o seu pároco”, complementam.