Esta verba resultou de uma iniciativa deste jovem empresário do concelho de Silves, que todos os anos celebra o São Martinho com a realização de um magusto no Castelo de Silves. Este ano, procurando valorizar a estratégia de responsabilidade social da sua empresa, Rui Virgínia decidiu apoiar uma instituição de solidariedade social e a escolha recaiu na paróquia de Silves, que desde fevereiro passado tem vindo a auxiliar algumas famílias carenciadas da cidade, entregando bens alimentares e sopa, aos fins-de-semana.
Desde essa altura, 12 equipas de voluntários (54 pessoas, ao todo) já serviram 8779 refeições, contando com o apoio da Conferência de São Vicente de Paulo, do Banco Alimentar Contra a Fome, de diversos comerciantes da cidade e de muitos anónimos, que têm doado bens, para que este serviço possa continuar a funcionar.
A Quinta do Barranco Longo é mais um exemplo da generosidade dos que colaboram com a paróquia de Nossa Senhora da Conceição, pois os copos oficiais do seu magusto anual foram disponibilizados aos participantes por um valor simbólico e as receitas desta iniciativa reverteram a favor da paróquia.
«Estamos muito gratos por esta ajuda e não posso deixar de agradecer ao Rui Virgínia por ter cooperado connosco», referiu o Pároco, Pe. Carlos Aquino, que acrescentou: «Emociona-me ver a generosidade de todos os que colaboram neste esforço, de poder estar ao lado dos que mais necessitam. Estamos, naturalmente, recetivos a todos os apoios que possam ser dados, quer em dinheiro, quer em géneros. Este trabalho liga-nos às pessoas que mais sofrem, neste momento, com a crise, sobretudo às crianças, desempregados e idosos que vivem em solidão, a quem temos de a manter viva a esperança num futuro mais risonho».
Quem desejar apoiar a paróquia poderá fazê-lo doando géneros e colocando-os numa caixa própria para esse efeito, que se situa na Capela Funda (ao lado direito de quem entra) da Catedral, ou através de donativos, que deverão ser entregues ao pároco.