Promovida este ano para além das duas orações no início e final da semana em causa, a iniciativa, mais interativa com os participantes, foi presidida pelo padre Pedro Manuel, diretor do SDPV, e realizou-se a partir da Bíblia. Os cânticos de cariz vocacional foram adaptados e intercalados com leituras que relataram os encontros com ou os chamamentos de algumas das principais personagens bíblicas, de Moisés aos apóstolos, passando por Samuel, Maria ou a samaritana.
O padre Pedro Manuel, que destacou a importância da escuta, não só na vivência daquela oração como no próprio processo de discernimento vocacional, explicou o sentido da oração. “Rezar pelas vocações é rezar pela comunidade de cada um de nós, é rezar pela nossa família, a Igreja doméstica, que «bebe» do evangelho de Jesus Cristo e lhe pede a vocação e a vida daqueles que o Senhor já chamou”, afirmou o sacerdote, convidando a todos, mas sobretudo “aqueles que estão em maré de grandes decisões”, a uma “aventura de amor sem reservas” e a responder aos “apelos e desafios que Deus coloca” na sua vida.
“Escutemos a sua voz para que, a partir dela, as decisões surjam e que essas sejam sempre no cumprimento do convite que o Senhor nos dirige”, pediu, lembrando: “o Senhor chama-nos a todos, conhece-nos por aquilo que cada um de nós é, sabe o nosso nome e, porque o sabe, entra na intimidade da nossa vida”. “Vamos pedir a Jesus que torne as nossas mãos ativas e operantes ao seu serviço na Igreja e na consagração de tantos que, descobrindo o seu evangelho, fazem dele a sua norma de vida”, complementou.
Lembrando que a vocação não é de cada um mas “dom de Deus”, o sacerdote mostrou-se confiante no resultado daquela iniciativa. “Encontraremos a concretização do desejo de Deus para a nossa vida e também uma vivência mais santa daquela que é a vocação que Ele nos dirige”, afirmou na oração que contou também com uma encenação realizada pelo grupo de jovens da paróquia local de Quarteira.
O SDPV já tinha promovido, no passado sábado, uma vigília de oração na abertura da Semana de Oração pelas Vocações e volta a promover outra amanhã, pelas 21h, na igreja matriz de Portimão, na véspera do Dia Mundial de Oração pelas Vocações.
com Samuel Mendonça