“Temos lá duas tendas, quem quiser rezar vai para uma, quem quiser conversar vai para a outra”, acrescenta a responsável.
O projeto, que normalmente começa na primeira quinzena de agosto, arranca todos os dias bem cedo, “às oito da manhã”, e permite às pessoas conhecerem também um pouco da vida de Paula Frassinetti, fundadora da congregação.
Segundo a irmã Maria Conceição Oliveira, a religiosa italiana (1809-1882) destacou-se essencialmente como uma pessoa que “fez a experiência de ser amada por Deus”.
“Esta é a grande pedagogia que Paula Frassinetti nos deixou e nós queremos que quem trabalha e vive connosco passe esta experiência”, salienta.
A iniciativa na zona balnear algarvia é complementada com um programa de evangelização de rua, que conta com a participação de “muitos jovens” ligados às instituições doroteias.
Durante o verão, a congregação criada em 1834 e que chegou a Portugal na segunda metade do século XIX, privilegia também iniciativas para os mais novos, com destaque para os “Campus Frassinetti”, que são lançados a partir de julho e estão abertos a crianças e jovens de diversos pontos do país.
Com o lema “Não sou o único, sou contigo”, o evento deste ano pretende incentivar as novas gerações “a um melhor conhecimento pessoal e do próximo, vivenciar o valor da amizade, que leva ao aprofundamento das relações interpessoais” e “proporcionar uma experiência pessoal e em grupo com Deus através da natureza”.
“O grande horizonte”, segundo a irmã Maria Conceição Oliveira, é levar os mais novos a sentirem o “amor incondicional de Deus” e “a acreditarem que esse amor os pode levar à verdadeira felicidade”.
Ao longo desta semana, o programa Ecclesia dá a conhecer propostas da Igreja Católica para os dias de verão, sempre com emissão marcada para as 22h45.