"É um gesto para minimizar o sofrimento de pessoas que se encontram em situação precária, sem emprego e sem dinheiro para comprarem produtos para celebrarem a época natalícia", disse à agência Lusa Ana Figueiredo, presidente da Junta de Freguesia de Portimão.
"Há cada vez mais pessoas com grandes dificuldades económicas, registando-se um aumento significativo da chamada pobreza envergonhada, ou seja, pessoas que tinham uma vida equilibrada e organizada e que, de um momento para o outro, se viram despejadas desse conforto", referiu Ana Figueiredo.
O projeto solidário repete-se há vários anos, sendo os cabazes compostos, na sua maioria, por produtos de primeira necessidade, como bacalhau, azeite, arroz, massas, leite, farinha, açúcar e enlatados.
"No ano passado distribuímos também bolo-rei, mas este ano optamos por substitui-lo por outros produtos de primeira necessidade", observou Ana Figueiredo.
A entrega dos cabazes decorreu durante um almoço solidário que juntou mais de 700 pessoas, iniciativa que contou com o apoio de várias entidades ligadas ao comércio de Portimão.
Redação com Lusa