A Câmara de Olhão assinou hoje, em Paris, um acordo com a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP) para promover a internacionalização das empresas do concelho e atrair investimento francês, disse à Lusa o presidente da autarquia.

“Trata-se de um acordo de cooperação entre duas instituições para apoiar o processo de internacionalização das empresas sediadas em Olhão junto do mercado francês, assim como prestar apoio às empresas francesas que queiram instalar-se no nosso concelho”, disse à Lusa António Miguel Pina.

Segundo o autarca, a comunidade francesa continua a ser a mais representativa em termos de número de residentes no concelho de Olhão (distrito de Faro), que tem vindo a aumentar muito nos últimos anos, embora mais recentemente também se tenha verificado um aumento de residentes de nacionalidade italiana.

O acordo hoje assinado visa também prestar apoio às empresas de Olhão que queiram divulgar os seus serviços ou produtos junto do mercado francês.

“Um dos objetivos deste protocolo de cooperação é divulgar os produtos típicos do concelho com capacidade exportadora, nomeadamente as nossas conservas, o azeite ou os licores”, exemplificou António Miguel Pina.

O acordo entre o presidente da autarquia algarvia e o presidente da CCIFP, Carlos Vinhas Pereira, foi hoje assinado no primeiro dia do Salão do Imobiliário e do Turismo Português de Paris, que decorre até domingo na capital francesa.

No ano passado, a Câmara de Olhão marcou pela primeira vez presença no Salão e este ano consolidou a sua presença, levando consigo seis agentes imobiliários e uma mostra de serviços e produtos locais.

Em 2017, estiveram presentes no evento – que vai agora na sua sétima edição – mais de 200 empresas portuguesas, que receberam mais de 16.000 visitantes, 80% dos quais franceses.

Com este acordo, a Câmara de Olhão visa reforçar a aposta no empreendedorismo, mas também consolidar a relação com a diáspora portuguesa, particularmente com os empresários portugueses em França naturais do município.

Assim, ambas as entidades se comprometem a prestar aconselhamento e acompanhamento, por um lado, às empresas sediadas em Olhão e, por outro, aos associados da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa, nas deslocações comerciais efetuadas a França ou à cidade algarvia.

O protocolo prevê também a divulgação de eventos culturais, da gastronomia regional e dos recursos naturais, paisagísticos, patrimoniais e arquitetónicos do concelho de Olhão em França.

Os franceses já são os estrangeiros que mais casas compram em Portugal, beneficiando das vantagens fiscais decorrentes do Estatuto de Residente Não Habitual.