Os elementos do grupo internacional feminino ‘Gen Verde’ do Movimento dos Focolares, que apresentará em Faro o mais recente álbum “From the Inside Outside” no próximo dia 30 deste mês, participarão no dia 28 na eucaristia da paróquia de São Luís, responsável pelo seu regresso ao Algarve.

A celebração, pelas 19h na igreja paroquial, contará com música das 20 artistas que compõem o grupo, sendo oriundas de 15 países: Argentina, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, El Salvador, Equador, Irlanda do Norte, Itália, Malásia, México, Panamá, Portugal, Espanha, Estados Unidos da América (EUA) e Venezuela.
Depois da eucaristia, seguir-se-á na paróquia um jantar partilhado, após o qual, pelas 21h, as artistas marcarão presença para diálogo com os presentes.
As cantoras têm tido um programa para além dos concertos. Em Braga e Santa Maria da Feira trabalharam com quase 200 jovens de diversas escolas e proveniências, levando a cabo alguns workshops de apresentação do projeto “Star Now”, enriquecido com apontamentos do novo álbum. “Cada cidade com a sua caraterística: um mundo a descobrir! No fim, o ‘Star Now’ torna-nos um único povo que quer fazer a diferença, em que cada um se empenha a dar alegria, amor, esperança”, explica a organização, garantindo que “por detrás do trabalho artístico há um outro objetivo: ajudar os mais jovens a descobrir aquilo que de melhor têm dentro de si, potenciando a sua autoestima e consolidando as competências sociais”.
“Ao mesmo tempo, procura-se reconhecer nas relações quotidianas a violência, o bullying, a marginalização, o medo e a intolerância, ajudando a criar relações conscientes contra as formas de exclusão social, e tentando desenvolver ações de cidadania e solidariedade para resolver os conflitos que se enfrentam quotidianamente”, acrescentam os organizadores.
As músicas do novo álbum abordam precisamente esses temas atuais, mas também o perdão, o racismo ou a migração. “Tanto os temas como os sons são totalmente contemporâneos, criando um estilo em que a música eletrónica é misturada com rock, K-pop e étnica coreana, fruto da natureza multicultural do grupo, formado por 20 artistas de 14 países diferentes”, explica a organização, acrescentando que os jovens, principais destinatários, têm reconhecido a importância dos valores transmitidos.
O grupo já esteve no Algarve pelo menos duas vezes, sendo que a mais recente foi no âmbito da apresentação do musical “O Manto do Mundo” a 15 de março de 2007, no Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé. “Para algumas de nós trata-se de um regresso, para outras é um primeiro encontro com esta terra, mas para todas é como chegar a casa: encontra-se família, alegria, gente com um coração do tamanho do mundo”, referem as artistas sobre o regresso a Portugal.
O concerto do dia 30 em Faro, que terá início pelas 21h no Teatro das Figuras, concluirá a digressão nacional que teve início em Braga no dia 27 de abril. Os ingressos podem ser adquiridos na paróquia de São Luís e no Teatro das Figuras.