A solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, vulgarmente conhecida por Corpo de Deus, celebra-se, normalmente, 60 dias depois da Páscoa, na quinta-feira a seguir ao primeiro domingo depois do Pentecostes.

Neste contexto, a celebração, que se assinala também na Diocese do Algarve no próximo dia 11 de junho, será uma vez mais celebrada nas diversas paróquias algarvias, com particular destaque a paróquia da Sé de Faro, por ser presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.

No entanto, este ano devido à pandemia de Covid-19, não será possível realizar, após a eucaristia nas paróquias, a habitual procissão.

Em Faro, as paróquias que se costumam associar num programa comum para a celebração da solenidade com a adoração eucarística, oração de vésperas e a procissão pelas ruas da cidade, também não o poderão fazer.

Assim sendo, o bispo do Algarve presidirá à eucaristia do Corpo de Deus, às 12h15, na catedral de Faro. No final da celebração, está previsto um tempo de adoração e a bênção à cidade e à diocese, a partir do largo da Sé.