Destes, 21 receberão já na Páscoa os sacramentos do batismo, confirmação (crisma) e eucaristia.

No último fim-de-semana foram 59 os adultos que vieram pedir à Diocese do Algarve para fazer a iniciação cristã. Destes, 21 já completaram a preparação e deverão mesmo receber na próxima Páscoa os três sacramentos daquela fase de introdução na vida da Igreja Católica: batismo, confirmação (crisma) e eucaristia.

Encontro_admissao_catecumenos-1
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

No sábado, foram 38 os que manifestaram a intenção de iniciar esse tempo de preparação – catecumenado – que os deverá levar a receber aqueles sacramentos no próximo ano. No domingo, o primeiro da Quaresma, foi a vez daqueles que, tendo iniciado o catecumenado há pelo menos um ano, vieram agora expressar a sua vontade de passar à fase seguinte da preparação. Ambos os grupos, acompanhados pelos seus garantes (catequistas), encontraram-se com o bispo do Algarve em Faro, primeiramente no Seminário de São José e depois nas celebrações que tiveram lugar na Sé.

Encontro_admissao_catecumenos-2
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

No sábado, grupo era oriundo das paróquias de Budens (2), Ferreiras (4), Matriz de Portimão (5), Nossa Senhora do Amparo de Portimão (1), Olhão e Quelfes (7), Quarteira (2), Santiago e Santa Maria de Tavira (7), São Brás de Alportel (2), São Pedro de Faro (1) e Silves (7), foi admitido agora ao catecumenado pelo bispo diocesano.

Encontro_rito_eleicao_catecumenos-2
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Os elementos do grupo de domingo, oriundos das paróquias de Cacela (2), Estoi (4), Loulé (3), Matriz de Portimão (4), Quarteira (3), Santa Bárbara de Nexe (2), Santa Maria de Tavira (2) e São Pedro de Faro (1), iniciaram uma nova fase do seu catecumenado (preparação para a receção dos sacramentos da iniciação cristã) – a purificação e iluminação, – deixando de ser catecúmenos (designação dos candidatos aos sacramentos da iniciação cristã) para passar a ser eleitos, ou seja, escolhidos.

Encontro_rito_eleicao_catecumenos-3
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Recorde-se que a Igreja tem um percurso próprio para a iniciação cristã dos adultos que começa com um período de pré-catecumenado, com a manifestação do primeiro desejo de ser batizado. Segue-se o tempo de catecumenado (iniciado no sábado pelo grupo de 38 pessoas), ligado de maneira particular à catequese, ao conhecimento da pessoa de Jesus, da Igreja e da fé cristã. Este tempo termina com o rito de eleição dos catecúmenos (celebrado domingo pelo grupo de 38 elementos) e a partir desse dia, a preocupação com os adultos já não é de ordem doutrinal, mas de ordem espiritual. São então convidados a uma caminhada mais intensa de ordem interior. Seguidamente à receção dos sacramentos da iniciação cristã, os neófitos (novos filhos) iniciam um período de mistagogia em que são inseridos na vida da Igreja.

No fim de semana, o bispo do Algarve disse que os dias de encontro com aqueles grupos de adultos são “dos mais felizes” para si. “A família que constituímos aqui no Algarve e que é a Igreja Diocesana, está feliz porque vamos ter mais filhos. É essa Igreja, que é a mãe, que quer acolher-vos como filhos, que quer ajudar-vos a caminhar”, afirmou D. Manuel Quintas.

“Neste caminho que estais a percorrer e que ides percorrer depois como batizados, não deveis considerar-vos sozinhos, abandonados a vós mesmos, à vossa sorte. Aliás, aqui está uma diferença que o batismo deve trazer a vossa vida: a certeza de que Cristo caminhará convosco todos os dias, nos bons e nos maus. É importante é acertar o passo com Ele, caminhar ao lado d’Ele, ao ritmo e ao passo d’Ele, deixar que o nosso coração bata ao ritmo do coração de Cristo para que Ele torne o nosso coração semelhante ao seu, nos ajude a ser parecidos com Ele nos gestos, nas atitudes, no modo como nos relacionamos uns com os outros, no modo como encontramos a força para superar todas as situações de adversidade, de tentação e de queda na nossa vida”, prosseguiu.

D. Manuel Quintas disse ainda aos catecúmenos e aos eleitos que devem sentir-se “acolhidos pelo bispo e por toda a diocese”. “A partir deste dia podeis contar com a minha oração de maneira mais persistente, perene, efetiva”, assegurou.

Encontro_admissao_catecumenos-5
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Encontro_admissao_catecumenos-10
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

No sábado, os ainda pré-catecúmenos foram recebidos à entrada da catedral. Depois dos ritos iniciais, constituídos pelo diálogo de indicação do nome, pela disposição pessoal e pela signação (sinal da cruz), o bispo do Algarve convidou os candidatos a entrar na igreja, um dos momentos mais significativos, seguindo-se a celebração da palavra.

Encontro_rito_eleicao_catecumenos-4
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Encontro_rito_eleicao_catecumenos-10
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

No domingo, a celebração do rito de eleição dos catecúmenos prosseguiu com os candidatos a inscreverem em livro próprio o seu nome, gesto que confirma a sua vontade em receber os sacramentos da iniciação cristã. Os eleitos irão agora, durante os próximos domingos da Quaresma, celebrar nas suas paróquias os escrutínios e a tradição das entregas das orações do Credo e do Pai-Nosso e, na vigília pascal, a mais importante celebração para os cristãos, completarão a sua iniciação sacramental.

A Quaresma é um período de 40 dias – excetuando os domingos –, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário dos cristãos.

Admissão ao catecumenado

Eleição de catecúmenos