A Igreja do Algarve conta, desde ontem, com um novo leitor instituído pelo bispo do Algarve no âmbito da sua caminhada rumo ao sacerdócio.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

D. Manuel Quintas instituiu o seminarista Getúlio Bica, oriundo da paróquia das Ferreiras, no ministério de leitor no decurso da eucaristia que teve lugar na igreja matriz de Santa Bárbara de Nexe, onde, juntamente com a paróquia de Estoi, o seminarista está a realizar o seu estágio pastoral.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A instituição de leitor foi simbolicamente assinalada com a entrega, por parte do prelado, da Sagrada Escritura, o livro da palavra de Deus que é proclamado na assembleia dos fiéis.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A instituição, agora recebida pelo seminarista, é um passo para a sua futura ordenação presbiteral, uma vez que constitui um pressuposto para ela. Por outro lado, reforça a intenção do candidato de orientar a sua vida, o caminho de formação humana e de fé e o aperfeiçoamento espiritual para a ordenação sacerdotal.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

“Na instituição do ministério dos leitores vejo um apelo para todos nós, a começar por mim, de que o importante é ler a palavra de Deus, conhecer a vontade de Deus, mas mais importante ainda, depois disso, é praticar. Não basta perguntar ou interessar-se sobre o que é que devo saber, mas [procurar] o que é que devo fazer”, afirmou na Eucaristia o bispo do Algarve.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O responsável católico desejou ainda que aquela celebração fosse “marcada pela oração pelas vocações”. “É importante não esquecermos este tema que nos tem unido todos os anos, até em lausperene na altura da Semana do Seminário e da Semana das Vocações. É importante não esmorecermos na nossa oração ao Senhor da messe para que mande trabalhadores para a sua messe”, afirmou.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

“Hoje, ao acolhermos o Getúlio neste início de caminho, com o ministério dos leitores em que vai ser instituído, é também uma resposta que Deus nos dá”, considerou, lembrando que o seminarista “inicia agora, já de maneira mais próxima, o seu caminho para a ordenação diaconal e presbiteral”.

D. Manuel Quintas lembrou ainda que “até há pouco tempo, a instituição no ministério dos leitores e dos acólitos destinava-se exclusivamente ao sacramento da Ordem: diaconado e presbiterado”. “Há pouco tempo, o Papa aprovou a instituição destes ministérios e também do ministério dos catequistas a leigos e leigas, homens e mulheres, que não se destinam à ordenação, mas que têm como base e como fundamento o próprio batismo. Pelo batismo que devemos considerar-nos todos corresponsáveis nesta Igreja sinodal”, desenvolveu.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O rito da instituição consta apenas da entrega da Sagrada Escritura ao instituído ao mesmo tempo em que o celebrante profere as seguintes palavras: «recebe o livro da Sagrada Escritura e anuncia fielmente a palavra de Deus para que ela seja cada vez mais viva no coração dos homens».