As paróquias de Castro Marim e Monte Gordo, entregues aos cuidados da comunidade algarvia da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (dehonianos), têm novo pároco desde o passado domingo, 18 de setembro.

Posse_padre_tiago_pereira_castro_marim_monte_gordo-1
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A entrada e a apresentação do padre Tiago Pereira, de 37 anos, teve lugar na igreja matriz de Monte Gordo, onde foi celebrada Eucaristia presidida pelo bispo do Algarve.

Posse_padre_tiago_pereira_castro_marim_monte_gordo-8
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

D. Manuel Quintas procedeu à apresentação do novo pároco à comunidade, explicando que o sacerdote tem pouco mais de um ano de ordenado. D. Manuel Quintas contou que o novo pároco, natural de Gondomar, entrou no Seminário após ter feito licenciatura em Geografia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo depois realizado um mestrado em Teologia na Universidade Católica.

Posse_padre_tiago_pereira_castro_marim_monte_gordo-12
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O bispo do Algarve acrescentou que o sacerdote, dehoniano há 10 anos, esteve no último ano integrado na comunidade dos dehonianos na Diocese de Setúbal que servem as paróquias de Santo André e Alhos Vedros. O responsável católico lembrou ainda que o padre Tiago Pereira foi nomeado igualmente vigário paroquial das restantes paróquias do sotavento servidas pelos sacerdotes dehonianos.

O rito prosseguiu com a leitura da provisão de nomeação, o seu juramento de fidelidade ao colégio presbiteral, ao bispo, ao papa e a toda a Igreja e a entrega da chave da igreja. Após a felicitação do bispo diocesano e do pároco cessante, teve lugar a apresentação ao Conselho Pastoral Paroquial e os cumprimentos deste ao novo pároco, terminando com a manifestação de intenção do novo prior aos membros daquele órgão consultivo.

O bispo do Algarve convidou depois o novo pároco a aspergir a assembleia e a beijar o altar e a incensá-lo, bem como à padroeira. Um dos membros da comunidade, pertencente ao Conselho Pastoral agradeceu ao bispo diocesano e dirigiu-se ao novo pároco.

Na homilia, D. Manuel Quintas apelou à oração pelo novo prior. “O novo pároco vai precisar da nossa oração. [É preciso] rezar todos os dias para que ele seja um homem de Deus no meio de vós e vos encaminhe para Deus”, afirmou, lembrando que “o primeiro dever do pároco é apontar o caminho do céu”.

Posse_padre_tiago_pereira_castro_marim_monte_gordo-17
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Na celebração, o bispo diocesano disse ainda que a mesma seria de “ação de graças” pelo tempo em que o padre Nuno da Rocha, antecessor do novo pároco, ali serviu e também de acolhimento ao seu sucessor. “Com as boas-vindas queremos dizer que estamos disponíveis para colaborar com ele em tudo o que estiver ao nosso alcance”, completou.

A celebração, concelebrada pelo superior provincial dos sacerdotes dehonianos, o padre João Nélio, e que contou com a presença da presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, prosseguiu com a renovação das promessas da ordenação sacerdotal e a profissão de fé do novo pároco. No final houve ainda um gesto simbólico: D. Manuel Quintas convidou o novo pároco a sentar-se na cadeira presidencial e a dirigir uma breve saudação à comunidade.

O padre Tiago Pereira lembrou ter sido D. Manuel Quintas, que também pertence à congregação dehoniana, que ordenou o diácono no Seminário de Alfragide a 27 de dezembro de 2019.

O novo pároco agradeceu ao seu antecessor “por todo o trabalho e toda a dedicação” durante nove anos àquelas paróquias. “Contai comigo naquilo que me for possível, como eu conto com esta comunidade para todos juntos apontarmos o caminho para o céu”, afirmou.

Após a celebração, realizou-se a assinatura da ata de posse.