Foram benzidas e inauguradas na passada terça-feira, 4 de outubro, dia da festa litúrgica de São Francisco de Assis (1182-1226), as obras de recuperação do claustro e da sala anexos à igreja de São Francisco de Faro, classificada como monumento de interesse público, que remonta aos finais do século XVII.



Os trabalhos de restauro resultaram da eleição a duas edições do Orçamento Participativo da União de Freguesias de Faro (Sé e São Pedro): em 2019 a sala ‘May Viana’ e sacristia e em 2021 o claustro.



O valor das obras realizadas no edifício, que se encontrava em muito mau estado de conservação, ascendeu na sala a cerca de 11.000 euros e no claustro a 14.840 euros.



No final da Eucaristia, o ministro da Fraternidade de Faro da Ordem Franciscana Secular (OFS) agradeceu aos presidentes da Câmara e da União de Freguesias de Faro e aos vereadores presentes pelas comparticipações das autarquias. João Varela agradeceu também a contribuição de particulares e ao bispo do Algarve e ao pároco da Sé de Faro pela presidência e concelebração na Eucaristia.


