No próximo dia 27 de outubro, Dia do Município de Lagos, será inaugurado naquela cidade um busto de D. José Sebastião d’Almeida Neto que foi cardeal-patriarca de Lisboa.

Pelas 11h30, na igreja de Santa Maria, será celebrada a Eucaristia em honra de São Gonçalo de Lagos, presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, seguindo-se a inauguração do busto junto à matriz.

D. Frei José Sebastião d’Almeida Neto nasceu em Lagos em 1841. Foi pároco de Boliqueime (1873) e tornou-se religioso franciscano em 1875. Foi nomeado bispo de Angola e Congo (1879), depois patriarca de Lisboa (1883), par do Reino e Cardeal (1884). Foi, também, capelão da Casa Real, presidindo ao casamento de D. Carlos com D. Amélia (1886), às cerimónias fúnebres do Rei D. Luís I (1889) e orientando a educação religiosa dos príncipes D. Luís Filipe e D. Manuel. D. José Sebastião Neto acabou por resignar ao cargo em 1907, tendo regressado aos franciscanos.

Com a implantação da República (1910) e a política anticatólica da época, foi preso e interrogado. Posteriormente, saiu do país e estabeleceu-se no Convento de Vilarinho da Ramalhosa, na Galiza, onde faleceu, em 1920, com o seu hábito de franciscano. Foi, finalmente, trasladado de Tui para o Panteão dos Patriarcas de Lisboa, no Mosteiro de São Vicente de Fora.

D. José Sebastião Neto deu grande atenção ao comportamento do clero, à sua formação e à celebração dos cultos, incentivando a prática das reuniões episcopais anuais e defendendo as Ordens Religiosas.