O Setor da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve tinha previsto realizar esta semana a segunda parte da formação para catequistas sobre o ‘Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias’, mas a iniciativa foi adiada para junho.

A formação, orientada pelo padre José Henrique Pedrosa, estava prevista decorrer nos dias 17, 18 e 19 deste mês para as três regiões pastorais do barlavento, centro e sotavento. Tendo sido agora adiada para junho, decorrerá apenas em dois dias: 13 de junho para os catequistas das regiões pastorais do barlavento e do centro na paróquia de Ferreiras e 14 de junho para os catequistas da região pastoral do sotavento na paróquia de Olhão. Ambos os encontros terão início pelas 21h.

O padre José Henrique Pedrosa, é um dos membros da equipa de redação do novo percurso catequético, ligado sobretudo à dimensão do “aprofundamento mistagógico”.

A primeira parte desta formação decorreu nos dias 6, 7 e 8 do passado mês de fevereiro.

O Setor da Catequese da Infância e Adolescência da diocese algarvia tem vindo a trazer ao Algarve durante este ano pastoral de 2022/2023 vários formadores que estão por dentro da renovação que o modelo nacional de catequese está a ser alvo, alguns dos quais são mesmo membros da equipa redatora do novo ‘Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias’.

O novo ‘Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias’ foi aprovado pelos bispos de Portugal em abril do ano passado e entregue em outubro aos participantes na Jornadas Nacionais de Catequistas em Fátima.