Em cada ano pastoral há sempre renovação nas comunidades religiosas presentes nas diversas dioceses. Neste ano de 2023/2024, na Igreja Católica algarvia três novas colaboradoras consagradas vieram ajudar no trabalho pastoral.

A irmã Suzana Tchilombo, angolana, veio da Diocese do Funchal pela primeira vez para o Algarve. A religiosa veio integrar a comunidade algarvia das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena em Paderne e colaborar no trabalho pastoral que as religiosas fazem nas paróquias de Ferreiras, Boliqueime e Paderne, particularmente na catequese.

Outra que veio pela primeira vez para o Algarve é a irmã Elizandra Vieira, cabo-verdiana, oriunda da Diocese do Porto. Embora tenha professado há seis anos na congregação das irmãs Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus, é ainda júnior, pelo que lhe falta ainda realizar os votos perpétuos. No Algarve vai trabalhar na catequese da paróquia de São Pedro de Faro e lecionar a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica no Colégio de Nossa Senhora do Alto em Faro.

Da mesma congregação é a irmã Aurora Agostinho, moçambicana, que veio de Fátima como noviça em 2018 para fazer cá três meses de estágio. A religiosa, que professou em 2019 e regressou posteriormente ao Algarve, integra também a comunidade algarvia das Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus em Faro.