O bispo do Algarve visitou no passado fim de semana as paróquias de Alte, São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra que desde o passado sábado têm novo pároco.
D. Manuel Quintas reuniu-se na manhã de sábado, 2 de dezembro, com os Conselhos Pastoral e Económico e presidiu à Eucaristia na comunidade de Benafim, pertencente à paróquia de Alte.
De tarde, encontrou-se com as crianças da catequese de São Bartolomeu de Messines, catequistas e pais e presidiu ao início da noite à Eucaristia da tomada de posse do novo pároco, padre Getúlio Bica.
Ontem de manhã, o bispo do Algarve presidiu às Eucaristias na comunidade da Cumeada, pertencente à paróquia de São Bartolomeu de Messines, e em Alte e, de tarde, em São Marcos da Serra.

A visita contou com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como «Mãe Soberana», que está a acompanhar as visitas pastorais às paróquias da região pastoral do centro por decisão dos párocos daquela área.
Esta foi a quinta visita deste ano pastoral 2023/2024, depois das visitas às paróquias do Algoz (incluindo a comunidade de Tunes) e da Guia, de Loulé e Querença, de Albufeira e de Almancil.
O bispo do Algarve já explicou porque é que tem vindo a realizar visitas pastorais mais curtas em que dedica apenas alguns dias a cada paróquia. D. Manuel Quintas justificou a opção com o desejo de querer visitar ainda várias paróquias do Algarve, pese embora esteja perto de completar 75 anos, idade que, segundo determinação do Direito Canónico, traz consigo a obrigatoriedade de apresentação de resignação ao cargo.
O Código do Direito Canónico estabelece também que os bispos têm a obrigação de visitar toda a diocese ao menos a cada cinco anos, podendo em caso de necessidade, delegar essa tarefa no prelado coadjutor ou auxiliar, ou ainda num padre.