D. Manuel Quintas deseja que possa haver uma representação algarvia no encontro
O bispo do Algarve regozijou-se este fim de semana com a decisão do Papa Francisco em criar a Jornada Mundial das Crianças, que considerou ser “uma grande notícia”.
Francisco anunciou na passada sexta-feira, 8 de dezembro, que a 25 e 26 maio de 2024 se vai celebrar em Roma a I Jornada Mundial das Crianças. O Papa fez o anúncio, após a recitação do Angelus, à janela do apartamento pontifício no Vaticano.
D. Manuel Quintas confessou ter ficado “muito satisfeito” com esta decisão e disse estar “mais feliz” porque se encontrará em Roma naquela data por ocasião da visita ad limina apostolorum, que os bispos portugueses farão entre 19 e 26 de maio do próximo ano. Esta visita constitui uma das obrigações dos Bispos diocesanos, e deve, em princípio, realizar-se a cada cinco anos. Os bispos visitam os túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo, apresentam um relatório à Santa Sé sobre o estado da diocese que lhe está confiada e encontram-se pessoalmente com o Papa, enquanto bispo de Roma e sucessor de Pedro.
“Quem é que quer ir a Roma ver o Papa Francisco?”, interrogou o bispo do Algarve no encontro que teve ontem de manhã com as crianças da catequese da paróquia de Boliqueime, no âmbito da visita pastoral que realizou àquela comunidade e às de Ferreiras e Paderne, obtendo imediatamente como resposta vários pequenos braços de indicador espetado.
“Gostaríamos todos de ter lá uma representação, mesmo que fosse pequenina. Ainda vamos ver, mas vai ser muito bom se se conseguir organizar este dia que é para vocês”, afirmou o bispo diocesano, referindo-se a uma delegação da Diocese do Algarve, aconselhando quem quiser ir a arranjar um “mealheirinho” e para ir “já poupando”.
“Falar em Jornada Mundial para as crianças significa Jornada Mundial também para os pais que também terão de ir, necessariamente”, referiu ainda D. Manuel Quintas, que também na Eucaristia em Paderne já se tinha referido ao assunto.
O responsável católico destacou que a ideia daquele encontro mundial das crianças com o Papa foi-lhe proposta em julho por uma criança de 9 anos, Alessandro, por ocasião do ‘Popecast’, o segundo podcast produzido pelos meios de comunicação do Vaticano com Francisco com vista à Jornada Mundial da Juventude de Lisboa.
Francisco já explicou que a iniciativa será patrocinada pelo Dicastério para a Cultura e a Educação.
Papa anuncia a I Jornada Mundial das Crianças em 2024 em Roma