Pub

O apelo aos sacerdotes foi deixado na última assembleia de responsáveis da Igreja algarvia, no passado dia 5 de outubro, em Loulé.

Jorge Leitão evidenciou que “é, cada vez mais, necessário a intervenção dos cristãos e dos valores do Evangelho no mundo em que vivemos”. “Os cristãos não estão remetidos ao templo, nem se limitam a desenvolver uma atividade de sacristia. Têm, diariamente, uma palavra a dizer no mundo em que se inserem. São uma pequena porção de «fermento» que faz «levedar» toda a «massa»”, afirmou, considerando que “há muito trabalho pela frente” e “muito caminho a trilhar”, mas “também existe muita gente, homens e mulheres dispostos a avançar”.

Aquele representante do núcleo algarvio daquela associação explicou que “é trabalho, propensão e desejo da ACEGE fazer-se caminho de santidade, levando a verdade do Evangelho ao meio empresarial, demonstrando que trabalhar por Cristo, seguindo os seus ensinamentos e servindo os irmãos, faz toda a diferença”, disse.

Também Mariana Piteira Santos, da mesma associação, destacou a “perspetiva de relação”, “centrada no princípio de amor ao próximo”, entre a empresa e colaboradores, clientes, fornecedores e acionistas, defendida pela ACEGE. “Os homens e as mulheres devem estar no centro das preocupações dos gestores e empresários católicos. Isto é, as suas decisões não podem ter por base critérios meramente economicistas”, advertiu, lembrando que os objetivos da ACEGE consistem em afirmar a associação como “instrumento de desenvolvimento espiritual” entre empresários e gestores cristãos, criando “oportunidades de reflexão e aprofundamento das suas experiências à luz da DSI”. “Associações como a ACEGE têm hoje um papel primordial na sociedade para nos recentrarmos no essencial e reafirmamos a nossa primeira e mais importante missão como católicos: reconhecer Jesus Cristo ressuscitado na nossa vida”, concluiu.

Recorde-se que o núcleo algarvio da ACEGE tem promovido diversos encontros de reflexão, alternadamente em Faro e Portimão. A próxima iniciativa está marcada para 27 deste mês e trará ao Algarve António Câmara, fundador e presidente da YDreams.

Samuel Mendonça

Pub