Inicio | Igreja | Adolescentes da catequese das paróquias algarvias viveram encontro diocesano em Loulé

Adolescentes da catequese das paróquias algarvias viveram encontro diocesano em Loulé

Encontro_diocesano_adolescentes_loule (26)
Foto © Samuel Mendonça

O Sector da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve promoveu em Loulé, no passado sábado, um encontro para adolescentes do 7º ao 10º ano de catequese.

A iniciativa, subordinada ao tema “Maria, Mãe e Mestra”, teve início no largo de São Francisco com a apresentação dos cerca de 200 participantes de diversas paróquias do Algarve, seguindo-se a peregrinação para o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como Mãe Soberana, com recitação do rosário.

Ainda junto à igreja de São Francisco, o diretor do Secretariado Diocesano da Catequese da Diocese do Algarve explicou o sentido do que tinha sido programado para a parte da manhã. “Vamos rezar em jeito de peregrinação. Estamos a celebrar o centenário das Aparições [de Fátima] e quisemos proporcionar a cada um de vós esta caminhada em direção a um santuário. Escolhemos o Santuário da Mãe Soberana”, disse o padre José Joaquim Campôa aos adolescentes, sublinhando o testemunho que iriam dar. “Quando fazemos isto publicamente estamos a evangelizar e temos de ser sinal e testemunhas daquilo em que acreditamos, da fé que vivemos e daquilo que somos capazes de fazer”, acrescentou, interrogando: “vivemos a nossa fé como jovens ou não vivemos?”.

O encontro teve continuidade ali mesmo com a recitação do primeiro dos cinco mistérios gozosos do terço, atribuídos às paróquias que constituem as quatro vigararias da diocese algarvia.

Chegados à colina sobranceira à cidade de Loulé, onde está implantado o santuário mariano de maior expressão no Algarve, os adolescentes ouviram a explicação do padre José Joaquim Campôa sobre aquele local e a sobre a devoção a Nossa Senhora da Piedade.

Encontro_diocesano_adolescentes_loule (32)
Foto © Silvério Conceição

Depois do almoço, a tarde de animação e convívio realizou-se a anunciada surpresa do dia: um espetáculo de magia com o ilusionista Nuno André que recorre àquela arte para falar de Jesus, da Igreja e dos valores cristãos.

A jornada terminou em festa com o concerto do Grupo Aviva.

Encontro_diocesano_adolescentes_loule (49)
Foto © Silvério Conceição

Verifique também

Paróquia das Ferreiras acolhe Oficina de Oração e Vida

A paróquia das Ferreiras está a acolher uma Oficina de Oração (TOV) e Vida desde …