Pub

O Renovamento Carismático Católico (RCC) está a promover desde o passado domingo, 31 de janeiro, uma corrente nacional de oração, 24 horas por dia, pelo fim da pandemia de covid-19, pelas suas vítimas e pelas famílias destas.

A iniciativa, que se estenderá até dia 14 deste mês, promovida pela Equipa de Serviço Nacional do RCC, é assegurada pelos seus grupos de oração espalhados por todo o país. Todos os dias, a oração feita entre as 21h e 22h é transmitida em direto nas redes sociais da Conferência Nacional do movimento.

No próximo sábado, 6 de fevereiro, a essa hora, a transmissão da adoração ao Santíssimo Sacramento será feita a partir do Algarve, concretamente desde a igreja de Nossa Senhora da Conceição de Quarteira. A celebração – cuja transmissão será levada a cabo pelo jornal Folha do Domingo em direto na sua página de Facebook e na da Conferência Nacional do movimento – será presidida pelo assistente do RCC no Algarve, o padre Nelson Rodrigues.

O movimento tem, a nível nacional, mais de 500 grupos, com cerca de 30 mil pessoas que rezam semanalmente pela Igreja, pelo Papa e pelas paróquias. No Algarve são 15 núcleos, nas paróquias de Albufeira, Almancil, Faro (2), Ferragudo, Ferreiras, Lagos, Loulé, matriz de Portimão, Odiáxere, Pechão, Pedra Mourinha (Portimão), Quarteira (2) e Vila Real de Santo António.

A Conferência Nacional do RCC tem personalidade jurídica canónica e personalidade jurídica civil, nos termos da Concordata, entre a Santa Sé e a República Portuguesa; para além das equipas diocesanas também fazem parte da conferência três comunidades – Emanuel, Canção Nova e Cristo Betânia.

O Renovamento Carismático Católico nasceu durante um retiro de estudantes da Universidade Duquesne de Pittsburgh (Pensilvânia – EUA), em 1967 e está hoje presente em mais de 200 países, com mais de 120 milhões de membros.

Pub