Inicio | Sociedade | Aguarelas de antigo aluno da Universidade do Algarve oferecidas ao papa Francisco

Aguarelas de antigo aluno da Universidade do Algarve oferecidas ao papa Francisco

Foto © L’Osservatore Romano

A agência salesiana ANS (Azencia Info Salesiana) noticiou que, no contexto do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima que se assinala este ano, o Boletim Salesiano de Portugal compôs uma coleção de 31 aguarelas originais que foram oferecidas ao papa Francisco no passado dia 18 deste mês.

O autor das obras é Nuno Quaresma (à esquerda na foto), ilustrador do Boletim Salesiano e aluno do curso de Design da Universidade do Algarve entre 1993 e 1996, que também foi aluno do curso mestrado em Design e Cultura Visual do IADE. Embora natural de Lisboa, o artista, que vive e trabalha atualmente nos concelhos de Oeiras e Lisboa, cresceu em Carnaxide e Armação de Pêra.

A coleção é composta, numa narrativa sequencial das aparições de Fátima, por ilustrações da newsletter “31 dias com Maria”, uma iniciativa que durante o passado mês de maio chegou diariamente a milhares de subscritores com citações de São João Bosco, fundador dos salesianos, de São João Paulo II, do papa Francisco e de vários salesianos, bem como com excertos dos relatos dos pastorinhos sobre as Aparições e uma oração diária.

A obra foi entregue ao papa pela comitiva composta pelo diácono Joaquim Antunes, diretor do Boletim Salesiano, pelo padre Artur Pereira e por Nuno Quaresma, na ocasião da audiência geral na Praça de São Pedro no Vaticano.

Nuno Quaresma testemunhou nas redes sociais o momento da entrega do presente. “Sentir assim o papa Francisco tão presente, tão próximo e disponível deixou-me comovido. Levávamos uma oferta, mas recebemos antes um presente naquele olhar terno, de empatia e reconhecimento”, escreveu o artista.

O Boletim Salesiano é um dos 31 títulos da imprensa centenária portuguesa, grupo do qual faz também parte o jornal Folha do Domingo, que já foram homenageados pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Verifique também

Homem desaparecido desde terça-feira encontrado “em estado grave” no concelho de Vila do Bispo

Um homem que foi dado como desaparecido na terça-feira na zona de Casas Velhas, em …