Grupo será liderado pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Poznań

Um grupo com cerca de 200 jovens polacos da Arquidiocese de Poznań, que virá a Portugal participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 em Lisboa, ficará no Algarve entre 21 e 25 de julho deste ano.

A delegação será liderada por D. Jan Glapiak, bispo auxiliar daquela arquidiocese, e acompanhada também pelo padre Arkadiusz Szady, responsável pela Pastoral Juvenil arquidiocesana, e por mais alguns sacerdotes e religiosas.

O grupo ficará alojado no Centro Pastoral da Diocese do Algarve, em Ferragudo, onde já esteve uma representação para ultimar os preparativos da estadia, e conta conhecer o Algarve, particularmente a zona do barlavento.

Os jovens polacos seguirão depois para a Diocese de Leiria-Fátima onde irão viver a semana de 26 a 31 de julho, designada ‘Dias na Diocese’, que antecede a da JMJ.

O padre Arkadiusz Szady conta regressar ao Algarve depois da JMJ com um grupo de cerca de 50 jovens para passar três dias, de 7 a 9 de agosto.

São já mais de 20 países aqueles que têm jovens interessados em vir este ano para o Algarve na semana que antecede a JMJ. À região algarvia deverão chegar cerca de 10.000 jovens na semana que antecede a JMJ 2023 que se realiza na capital portuguesa de 1 a 6 de agosto.

Para além do grupo polaco, o concelho de Portimão acolherá ainda cerca de 4.500 jovens de 40 países ligados à Comunidade do ‘Chemin Neuf’ de 26 a 31 de julho e 90 jovens universitários de vários países ligados à Companhia de Jesus (jesuítas) entre 23 e 28 de julho.

A JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

Já são mais de 20 os países que têm jovens interessados em vir para o Algarve na semana que antecede a JMJ 2023 (c/vídeo)