Pub

Este movimento cívico, que conta com o alto patrocínio do Presidente da República, pretende, através da participação voluntária de pessoas particulares e de entidades privadas e públicas, promover a educação ambiental e reflectir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável, removendo assim todos os detritos e resíduos depositados na floresta portuguesa.

O projecto foi pensado por um grupo de amigos que, partindo de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com muitos milhares de voluntários.

No Algarve, a iniciativa foi mesmo acolhida pelas Câmaras Municipais de Albufeira, Faro, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António, estando constituídos grupos organizados de voluntários em cada um dos concelhos compostos por associações, grupos, instituições, entidades e particulares. Nos restantes concelhos existem também grupos de voluntários organizados.

Os interessados em participar podem consultar mais informações em www.limparportugal.org e efectuar ainda a sua inscrição em limparportugal.ning.com.

Pub