Pub

Cinquenta e três adultos, de diferentes paróquias algarvias, receberão os sacramentos de Iniciação cristã. Alguns recebê-los-ão durante a Vigília Pascal (que tem lugar no próximo sábado, dia 3 de abril) e outros ao longo do Tempo Pascal.
Estes adultos, pertencem às seguintes comunidades: Amparo (3), Boliqueime (5), Estoi e Santa Bárbara (2), Ferreiras (13), Matriz Portimão (4), Olhão (4), Paderne (1), Tavira (5), Algoz (3), Silves (8) e Lagoa (2).
Habitualmente, todos os catecúmenos receberiam estes sacramentos na Vigília Pascal, mas devido às limitações impostas pela Pandemia e pelo estado de emergência, houve necessidade de realizar espaçadamente estas cerimónias.
Recordamos que estas pessoas, já adultas, completaram a preparação exigida pela Igreja para poderem receber os três sacramentos da iniciação cristã: batismo, confirmação (crisma) e eucaristia. Este tempo de preparação, chamado catecumenado, leva os catecúmenos a viverem um percurso próprio para a iniciação cristã dos adultos, que começa com um período de pré-catecumenado, durante o qual manifestam o primeiro desejo de serem batizados. Segue-se o tempo de catecumenado, ligado de maneira particular à catequese, ao conhecimento da pessoa de Jesus, da Igreja e da fé cristã. Este tempo termina com o rito de eleição dos catecúmenos e a partir desse dia, a preocupação com os adultos já não é de ordem doutrinal, mas de ordem espiritual. São então convidados a uma caminhada mais intensa de ordem interior. Seguidamente à receção dos sacramentos da iniciação cristã, os neófitos (novos filhos) iniciam um período de mistagogia, ou seja, uma catequese litúrgica, que visa, conforme diz o Catecismo da Igreja Católica – n. 1075 – introduzir os catecúmenos no mistério de Cristo, partindo do visível para o invisível, do significante para o significado, dos “sacramentos” para os “mistérios”», durante o qual são inseridos na vida da Igreja.
Esta caminhada do catecumenado foi recuperada após o Concílio Vaticano II e teve origem nos primeiros séculos do Cristianismo.

Pub