Inicio | Sociedade | Algarve com 31 postos de saúde de praia até 16 de setembro

Algarve com 31 postos de saúde de praia até 16 de setembro

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve disponibiliza desde sábado e até 16 de setembro, atendimento para situações clínicas de menor gravidade em 31 postos de saúde de praia espalhados pela costa algarvia, anunciou o organismo.

Os 31 postos de saúde de praia vão, segundo a ARS, “assegurar cuidados de saúde de enfermagem e dar resposta a situações clínicas de menor gravidade que possam ser tratadas no local, ou, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada”.

O horário de funcionamento é entre as 10:00 e as 18:00, exceto na segunda quinzena de julho e durante o mês de agosto, período durante o qual os postos de saúde de praia funcionarão mais uma hora e o encerramento passará a ser feito às 19:00, adiantou a ARS do Algarve num comunicado.

A mesma fonte precisou que o recurso aos cuidados de saúde de enfermagem na praia pode ser feito em “diversas situações, como por exemplo insolações, quebra de tensão, picadas de peixe-aranha ou pequenas escoriações”, permitindo aos veraneantes “receberem tratamento no local, evitando deslocações desnecessárias” a outras unidades de saúde.

“Em caso de necessidade, o posto de saúde de praia funciona também como ponto de esclarecimento e de triagem, sendo o utente encaminhando pelos profissionais de enfermagem para uma unidade de saúde adequada”, acrescentou a ARS.

Este serviço é disponibilizado pela ARS em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa e permite também a “comunicação por via telefónica entre os enfermeiros e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM [Instituto Nacional de Emergência Médica], permitindo uma integração adequada com o dispositivo pré-hospitalar”, referiu ainda a ARS.

No sotavento algarvio (este), os postos de praia vão funcionar em Vila Real de Santo António (Monte Gordo e Manta Rota), em Castro Marim (Altura, Praia Verde e Cabeço), em Tavira (Barril, Ilha de Tavira e Praia de Cabanas), em Olhão (Ilha da Armona e Ilha da Fuseta), em Faro (Ilha de Faro, Ilha da Culatra e Ilha do Farol), em Loulé (Praia do Ancão, Vilamoura e Quarteira), segundo o mapa divulgado pela ARS.

No barlavento (oeste), o serviço vai estar disponível em Albufeira (Galé, praia das Belharucas, praia dos Tomates e Rocha Baixinha nascente), em Lagoa (Praia Grande/Ferragudo), em Silves (Armação de Pêra), em Portimão (Alvor, Vau e Praia da Rocha), em Lagos (praia da Luz e Porto de Mós), em Vila do Bispo (Mareta e Salema) e em Aljezur (Odeceixe e praia de Monte Clérigo).

Verifique também

Despiste de motociclo provoca um morto no concelho de São Brás de Alportel

Um homem morreu ontem na sequência do despiste do motociclo que conduzia, na zona de …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR