Inicio | Economia | Turismo | Algarve foi a região que mais cresceu em 2015, impulsionada pelo turismo

Algarve foi a região que mais cresceu em 2015, impulsionada pelo turismo

Foto © Samuel Mendonça

A região do Algarve foi aquela que mais cresceu em 2015, tendo registado um acréscimo real do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,7%, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os resultados preliminares das Contas Regionais de 2015, o Algarve (2,7%), mas também o Norte e o Centro (ambos com 1,9%), registaram acréscimos reais do PIB superiores à média nacional de 1,6% em 2015.

Segundo o INE, para o acréscimo real do PIB no Algarve, Norte e Centro “contribuiu decisivamente” o aumento do VAB [Valor Acrescentado Bruto] dos ramos do comércio, transportes, alojamento e restauração.

“O crescimento nas regiões Norte e Centro foi igualmente influenciado pelo crescimento do VAB da indústria e energia, ramo com especial relevância nestas regiões”, sustenta.

Já no Alentejo (1,4%) e na Área Metropolitana de Lisboa (1,2%), os acréscimos foram inferiores à média do país e na Região Autónoma da Madeira registou-se um ligeiro decréscimo (-0,1%) do PIB em termos reais, adianta o INE.

“Em termos reais, estima-se que todas as regiões tenham registado crescimento do PIB, com exceção da Região Autónoma da Madeira, que apresentou um ligeiro decréscimo deste agregado”, refere.

“A evolução da Região Autónoma da Madeira resultou da diminuição do VAB das empresas que operam a partir do Centro Internacional de Negócios da Madeira. Estima-se que, sem esse contributo desfavorável, o PIB da Região Autónoma da Madeira tivesse crescido 0,2% em volume”, explica.

Verifique também

Ocupação hoteleira no Algarve na Páscoa foi a maior dos últimos 20 anos

A Páscoa aumentou a ocupação hoteleira no Algarve no mês de abril, registando-se o valor …