Pub

De acordo com dados da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), apresentados numa conferência de imprensa, em Cascais, no passado dia 30 de abril, as praias algarvias galardoadas são, no concelho de Albufeira: Arrifes, Aveiros, Belharucas, Castelo, Coelha, Evaristo, Falésia Alfamar, Galé-Leste, Galé-Oeste, Manuel Lourenço, Maria Luísa, Olhos d’Água, Oura, Oura-Leste, Rocha Baixinha-Nascente, Rocha Baixinha-Poente, S. Rafael, Salgados e Santa Eulália; no concelho de Alcoutim: Pego Fundo; no concelho de Aljezur: Arrifana, Monte Clérigo e Odeceixe-Mar; no concelho de Faro: Barreta, Culatra-Mar, Faro-Mar e Ilha do Farol-Mar; no concelho de Lagos: Batata, Camilo, D. Ana, Luz, Meia Praia e Porto de Mós; no concelho de Loulé: Almargem, Ancão, Forte Novo, Garrão Nascente, Garrão Poente, Loulé Velho, Quarteira, Quinta do Lago, Vale de Lobo e Vilamoura; no concelho de Olhão: Armona-Mar e Fuseta-Mar; no concelho de Portimão: Alvor Nascente – Três Irmãos, Alvor Poente, Rocha, Três Castelos e Vau; no concelho de Silves: Armação de Pêra e Praia Grande Poente; no concelho de Tavira: Barril, Cabanas-Mar, Ilha de Tavira-Mar e Terra Estreita; no concelho de Vila do Bispo: Almádena-Cabanas Velhas, Burgau, Castelejo, Cordoama, Ingrina, Mareta, Martinhal, Salema e Zavial; e no concelho de Vila Real de Santo António: Lota, Manta Rota, Monte Gordo e Santo António.

O presidente da ABAE, José Archer, referiu que estão previstas várias ações de sensibilização, nomeadamente a continuação dos projetos Praia Saudável e o Programa Nacional de Vigilância.

O responsável anunciou ainda que a cerimónia do hastear da Bandeira Azul 2013 será realizada no Algarve, em Lagos, no dia 1 junho.

As Bandeiras Azuis são atribuídas anualmente a praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes, informação e sensibilização ambiental.

Redação com Lusa

Pub