Pub

Segundo o vice-presidente do CEUCO por Portugal, José Manuel Alves, a iniciativa deverá realizar-se em novembro e terá como tema “A Rota das Especiarias – a importância na gastronomia tradicional europeia e Vinhos da Europa”.

“Serão mais de 90 confrarias, sem contar com as portuguesas. Andamos há três anos para o trazer para Portugal, por isso é um grande orgulho, será uma grande oportunidade para divulgar os nossos produtos”, disse à Lusa, referindo que o certame inclui uma festa de partilha com degustações e a atribuição de prémios.

A aceitação da candidatura nacional para a realização do nono congresso europeu, o maior evento gastronómico anual de confrarias do género, foi anunciada no passado fim de semana em França, na oitava edição.

A iniciativa, onde Portugal recebeu o bastão de organizador, contou com oito países europeus, 78 confrarias e mais de 400 confrades.

Durante o certame, o Turismo do Algarve foi distinguido com o prémio de “Melhor Turismo Gastronómico Europeu” e a Confraria do Vinho de Carcavelos recebeu o prémio “Vinho com História” pelo Conde de Oeiras.

O vice-grão-mestre da Confraria dos Gastrónomos do Algarve foi nomeado embaixador do CEUCO, enquanto o presidente da Câmara de Tavira e vice-presidente da Assembleia-Geral da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, Jorge Botelho, foi agraciado com o Grão-Escapulário.

Lusa

Pub