Em Tavira, 150 alunos e sete professores vão construir um presépio biológico com a ajuda de 1400 garrafas e garrafões de plástico que pode ser visto até 08 de Janeiro no Mercado da Ribeira.
Em Vila Real de Santo António a autarquia tem patente até dia 06 de Janeiro no Centro Cultural António Aleixo um presépio gigante com mais de 3500 figuras espalhadas por 160 metros quadrados de área.
Em Albufeira vai estar exposto na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, até 30 de Dezembro, a exposição “Olhares sobre o Deus Menino” e que revela um olhar sobre os diversos presépios elaborados pelas associações e colectividades locais e que representam o nascimento e a adoração ao menino Jesus.
Em Faro, a autarquia apoia várias iniciativas de Natal, como por exemplo um concerto com canções de Natal, no dia 18 de Dezembro, pelas 21:30 horas na Igreja da Sé, com a colaboração do Grupo Coral Ossónoba, Grupo Musical de Santa Maria e Cancioneiro do Grupo Folclórico de Faro.
Uma feira de Natal solidária social na Cidade Natal no Fórum Algarve e a “Aldeia Encantada” na Baixa de Faro são outras iniciativas que decorrem em Faro até 24 de Dezembro.
Em Portimão, a Sociedade Filarmónica Portimonense sobe ao palco do TEMPO – Teatro Municipal – no dia 19 de Dezembro para oferecer um concerto de Natal, com entrada livre, mas no dia 18 há também no TEMPO o concerto “Natal Europeu” pela Orquestra de Câmara Portuguesa.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai, por seu lado, iniciar uma campanha de Natal de angariação de brinquedos para distribuição a crianças necessitadas ou a instituições sem fins lucrativos.
A angariação dos brinquedos vai ser feita junto do próprio efectivo da PSP, mas vai também decorrer junto dos comerciantes locais.
Tavira também vai proceder a uma recolha de brinquedos na Casa André Pilarte, que começou na quarta-feira e se repetirá nos dias 18, 22 e 23 de Dezembro, e assinala o espírito natalício com animação de rua com a presença do pai natal e duendes, presépios, exposições e concertos.
Em Cacela Velha está agendado para hoje, até às 17:00, um “Mercadinho de Natal” com artesanato tradicional, produtos alimentares, cerâmica, sabonetes naturais, bijutaria e animação de rua todo o dia.
A autarquia de Aljezur organizou este fim-de-semana a IX Feira de Natal onde o destaque vai para a música, com concertos de música do mundo, canções de Natal e rancho folclórico, mas também apresentações de espectáculos de ballet e danças tradicionais.