Pub

TorneiraUm conjunto de entidades algarvias reuniu-se ontem, no âmbito do projeto “EUropa”, e decidiu organizar um fórum, no dia 19 de setembro, em Faro, subordinado aos temas da água, do consumo local e do turismo sustentável.

O projeto “EUropa”, a cargo do Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) e da Designways, “visa desencadear a participação dos cidadãos, criando motivação no público em geral para que os cidadãos em Portugal tomem consciência da importância do seu papel, se tornem seres atuantes na promoção da economia sustentável”, segundo a descrição da organização.

Durante a reunião de ontem, que incluiu elementos de associações regionais, empresas, autarquias e da universidade, foi decidido que o fórum, o último de 10 levados a cabo por todo o país para discutir temáticas ligadas à participação dos cidadãos na sustentabilidade, vai realizar-se no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em Faro, sobre os temas “Eu e a água”, “Eu e o consumo local” e “Eu e o turismo sustentável”, com oradores ainda por definir.

O projeto “EUropa” já realizou seis fóruns de um total de 10, conta na Internet com uma série de 100 desafios para quem quiser participar, envolveu perto de 1.000 pessoas diretamente e cerca de 900.000 de forma indireta, afirmou o secretário executivo do GEOTA, Hélder Careto, durante a reunião, que decorreu nas instalações da empresa Algar, em Almancil, no concelho de Loulé.

Os fóruns do projeto dirigem-se aos cidadãos em geral e têm por objetivo a ideia de “mudar de vida”, explicou Hélder Careto, ressalvando que pretendem que o princípio seja o de “abrir caminho à mudança” no contexto da sustentabilidade, através de medidas tão pequenas como a utilização de iluminação eficiente no domicílio, reciclagem, entre outras.

“O projeto deverá abordar questões como a (re)industrialização versus desenvolvimento sustentável e economia verde, a Estratégia Europa 2020, em particular as alterações climáticas e sustentabilidade energética, relevando para a importância da Educação Ambiental”, refere a descrição da iniciativa, que estará completada até 30 de setembro.

Na região do Porto, o fórum vai ter lugar dia 06 de setembro, enquanto no Funchal se vai realizar a 17 do mesmo mês, com Évora a acolher o seu respetivo evento no dia 11, ainda sujeito a confirmação.

Pub