Breves
Inicio | Igreja | Algarve vai participar nas Jornadas Nacionais de Catequistas em Fátima

Algarve vai participar nas Jornadas Nacionais de Catequistas em Fátima

A Diocese do Algarve vai participar nas Jornadas Nacionais de Catequistas em Fátima de 26 a 28 deste mês com 71 educadores.

Os catequistas participantes serão oriundos das paróquias de Altura, Castro Marim, Conceição de Faro, Ferreiras, matriz de Portimão, Monchique, Olhão, Pechão, São Brás de Alportel, São Luís e Sé de Faro.
A iniciativa organizada pelo Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) sobre o tema “Ser Catequista Hoje – As dimensões da formação”, terá lugar no Centro Pastoral Paulo VI.

As jornadas iniciam-se no dia 26 de outubro, pelas 21h30, com a sessão da abertura dos trabalhos a cargo de D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

D. António Moiteiro apresentará aos catequistas a conferência “O Plano de Formação de Catequistas 2018”.

A manhã do dia 27 de outubro tem início às 10h com a celebração da eucaristia na Capela da Morte de Jesus. Pelas 11h15 o padre Joaquim Nunes Ganhão, diretor do Secretariado da Liturgia da Diocese de Santarém, apresenta o tema “As dimensões querigmática e mistagógica da catequese”.

Pelas 15h15, Maria Luísa Boléo da catequese do Patriarcado de Lisboa apresenta a terceira conferência, com o tema “Primeiro Anúncio e Discipulado – Objetivos, Conteúdos e Pedagogia”, seguido de uma exemplificação a partir do tema 1 do curso “Ser Catequista Hoje”: “Primeiro Anúncio e Discipulado”.

Por fim, pelas 17h30, realizar-se-á a última conferência do dia, apresentada pelo padre Armindo Vaz, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, com o tema «A Palavra de Deus lida, refletida e rezada».

Para terminar o dia, pelas 21h, os catequistas são convidados a participar na recitação do Terço e na procissão na Capelinha das Aparições, presididos por D. António Moiteiro.

No dia 28 de outubro, às 9h45, o diácono Paulo Ribeiro Campino, diretor do Secretariado da Catequese da Diocese de Santarém, apresenta a última conferência sob o tema “Catequista: discípulo e acompanhante”.

Pelas 11h15 terá início a sessão de conclusão das atividades e as jornadas terminam pelas 12h30 com a celebração da eucaristia na basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. António Moiteiro, e o envio dos catequistas para as suas comunidades.

Verifique também

Bispo do Algarve visitou as paróquias da Conceição de Faro e de Pechão

O bispo do Algarve realizou de 8 a 15 deste mês a primeira visita pastoral …