Pub

Os 18 algarvios que vão participar no Encontro Europeu de Jovens de Taizé em Wrocław, na Polónia, que tem início no próximo sábado, partiram ontem à tarde do Algarve de autocarro.

Os participantes, oriundos das paróquias Matriz de Portimão, Monchique, Montenegro, Quarteira e São Luís de Faro, vão acompanhados pelo pároco de Monchique, o padre Tiago Veríssimo, e integrados num grupo da Póvoa do Varzim.

À viagem do Algarve até à Póvoa do Varzim (cerca de 600 quilómetros), feita ontem a partir das 13h, os algarvios somarão mais 3115 quilómetros que estão agora a ser percorridos até à cidade polaca aonde chegarão no sábado de manhã. Pelo caminho, e ao longo de mais de 40 horas de viagem, passarão por Salamanca (Espanha), Burgos (Espanha), Bordéus (França), Mulhouse (França), Munique (Alemanha), Ratisbona (Alemanha) e Chemnitz (Alemanha).

O 42º Encontro Europeu de Jovens, que se realiza de 28 de dezembro a 1 de janeiro de 2020, em Wrocław, vai ser preparado pela Comunidade de Taizé a convite do arcebispo católico Józef Kupny, do bispo luterano Ryszard Bogusz e do presidente da câmara de Wrocław, Jacek Sutryk. Vai reunir dezenas de milhares de jovens para uma nova etapa da “Peregrinação de Confiança através da Terra”, iniciada no final dos anos 70 pelo irmão Roger, fundador daquela comunidade ecuménica do sul da França, a cerca de 390 quilómetros a sudeste de Paris.

Os jovens de toda a Europa e de outros continentes serão acolhidos pelas paróquias, comunidades e habitantes da cidade polaca.

Este será o terceiro encontro europeu a decorrer em Wrocław, depois das edições de 1989 e 1995, e o quinto na Polónia, depois de Varsóvia (1999) e Poznań (2009).

A iniciativa conta com momentos de oração nas paróquias da cidade de acolhimento e reflexão em temas como o diálogo entre povos, a paz, a fé e o compromisso social.

Um dos momentos marcantes é a passagem de ano, num programa que inclui uma vigília de oração pela paz no mundo, seguida por uma “festa dos povos” na paróquia de acolhimento dos vários participantes.

Pub