As paróquias de Alte, São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra têm novo pároco desde hoje.

Posse_padre_miguel_angelo_messines-16
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A entrada e a apresentação do padre Miguel Ângelo Pereira, de 41 anos, teve lugar na igreja matriz de São Bartolomeu de Messines, onde foi celebrada Eucaristia esta manhã, presidida pelo bispo do Algarve.

Posse_padre_miguel_angelo_messines-5
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Após o acolhimento a D. Manuel Quintas e ao novo pároco pelo cessante à porta da igreja, o bispo diocesano aspergiu o povo e dirigiu-se ao sacrário, onde permaneceu em oração com o padre Miguel Ângelo.

Posse_padre_miguel_angelo_messines-7
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

D. Manuel Quintas procedeu depois à apresentação do novo pároco à comunidade e realçou que o recém-reformulado rito de entrada do novo pároco, que considerou “muito sugestivo”, comporta “uma mensagem de cariz eclesial” que “ajuda a crescer” no “sentido de pertença à Igreja diocesana” e, particularmente, àquelas comunidades paroquiais.

Posse_padre_miguel_angelo_messines-8
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O rito prosseguiu com a leitura da provisão de nomeação, o seu juramento de fidelidade ao colégio presbiteral, ao bispo, ao papa e a toda a Igreja e a entrega da chave da igreja. Após a felicitação do bispo diocesano e do pároco cessante, teve lugar a apresentação ao Conselho Pastoral Paroquial e os cumprimentos deste ao novo pároco, terminando com a manifestação de intenção do novo prior aos membros daquele órgão consultivo.

Posse_padre_miguel_angelo_messines-11
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O bispo do Algarve convidou depois o novo pároco a aspergir a assembleia e a beijar o altar e a incensá-lo, bem como ao padroeiro. Um dos membros da comunidade, pertencente ao Conselho Pastoral agradeceu ao bispo diocesano e dirigiu-se ao novo pároco.

Posse_padre_miguel_angelo_messines-15
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Posse_padre_miguel_angelo_messines-19
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Na homilia, D. Manuel Quintas disse que aquele cerimonial pretende “ajudar a entender qual é a missão de um padre numa paróquia, a missão de uma comunidade paroquial e também a missão do bispo”. “O importante neste momento é olharmos para esta celebração como um dom que Deus nos concede”, disse.

O bispo do Algarve lembrou que “a missão primeira de um padre numa paróquia ou de um bispo numa diocese é apontar para Cristo, para o céu”.

O bispo diocesano disse estar certo de que “o padre Miguel está bem entregue” naquelas paróquias e “vai ser muito bem acolhido”. “Muda de paróquia, mas não muda de família. A família é a mesma. É a nossa família”, prosseguiu.

Aquele responsável católico acrescentou a importância da celebração da fé em comunidade e do apoio daquela ao pároco. “A nossa fé sem se apoiar na fé da comunidade, na fé da Igreja, se não for celebrada em comunidade cada domingo esmorece e fica frágil como uma lâmpada que se vai apagando lentamente. O padre Miguel vai precisar da vossa oração todos os dias, do vosso apoio, serviço, disponibilidade”, afirmou.

Ao bispo diocesano e ao novo pároco foi entregue um relatório sobre a paróquia de São Bartolomeu de Messines.

D. Manuel Quintas referiu-se ainda ao pároco cessante, o padre Carlos Matos, que irá assumir o serviço de capelão do maior santuário algarvio, em Loulé. “Vai manter-nos todos os dias aos pés de Nossa Senhora da Piedade, Mãe Soberana, e certamente com a sua oração continuará a ter-nos presente no seu coração e na sua vida”, disse.

Posse_padre_miguel_angelo_messines-13
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A celebração, que contou com a presença da presidente da Câmara de Silves, da presidente da Junta de Freguesia e do músico Rão Kyao, prosseguiu com a renovação das promessas da ordenação sacerdotal e a profissão de fé do novo pároco. No final houve ainda um gesto simbólico: D. Manuel Quintas convidou o novo pároco a sentar-se na cadeira presidencial e a dirigir uma breve saudação à comunidade.

Posse_padre_miguel_angelo_messines-22
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O padre Miguel Ângelo agradeceu a acolhimento e pediu: “não esperem um padre perfeito”. “Sou um ser humano com qualidades e defeitos como todos os outros. Contem, sim, com a disponibilidade necessária para estar ao serviço, para escutar, para rezar, e sobretudo, para aquela missão fundamental que é o anúncio da palavra de Deus”, sustentou.

“Nós, padres, não nos ordenamos para nós próprios, nem para os nossos caprichos, desejos. Somos ordenados para servir Deus e Jesus Cristo a vós. O melhor encontro que podem ter com Cristo é na eucaristia. Aqui estou para servir”, completou.

Após a celebração, realizou-se a assinatura da ata de posse.

Bispo do Algarve nomeou párocos, vigários e administradores paroquiais para várias paróquias