Pub

Guilherme dos Santos, finalista do curso no Instituto Manuel Teixeira Gomes em Portimão, impressionou o júri com o projeto “Shelter Box”, uma estrutura metálica gigante em que podem agrupar módulos para habitação, lojas ou escritórios.

A “Shelter Box” consiste então num edifício construído numa estrutura amovível em que podem ser integrados módulos de diferentes tipologias, construídos com materiais sustentáveis e de baixo custo. “A grande vantagem deste edifício é a possibilidade de potenciar o espaço”, explicou o estudante, sublinhando que nos países nórdicos este tipo de estrutura já é utilizado.

Os compradores do módulo ou lote têm depois a possibilidade de acrescentar mais divisões, de acordo com as regras de segurança da estrutura.

O algarvio, natural de Portimão, de 25 anos, foi selecionado para a final do concurso ‘UrbanCollective Modular Building Design Challenge 2012’ entre 230 participantes de 55 países. O vencedor do desafio será aquele que conseguir mais votos na fotografia do projeto, disponível na página da Urban Collective na rede social Facebook. O participante que obter o maior número de “gostos” nesta rede arrecada o primeiro prémio, cujo valor é de cerca de 1.500 euros.

A votação poderá ser feita até domingo, dia em que é anunciado o vencedor.

Liliana Lourencinho com Lusa

Pub