Breves
Inicio | Igreja | Antigo seminarista da Diocese do Algarve publica livro sobre ciência e espiritualidade

Antigo seminarista da Diocese do Algarve publica livro sobre ciência e espiritualidade

A publicação de Vitor Coelho é um ensaio apresentado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que tenta cruzar algumas descobertas das novas ciências, nomeadamente a Ecologia e a Física Quântica com a Ética, a Estética e a Espiritualidade.

Nele o autor tenta analisar a actual crise ecológica global, em ordem a uma nova redescoberta da Natureza e da Espiritualidade do Cosmos, sem esquecer a importância de uma estética espiritual ‘aberta’ e a vivência de uma mística ética ‘esclarecida’.

Fala ainda da procura e do caminho que pode levar o ser humano à descoberta do ‘Mistério’ da Vida: Deus.

Estará Deus ao alcance da Ciência? Não será o Universo uma metáfora de Deus, onde podemos dançar com Ele livremente a eterna sinfonia Cósmica? O que nos diz sobre isto o silêncio da Mística e o cruzamento do Oriente com o Ocidente? Que terapias face ao paradigma vigente? Como incorporar razão, espiritualidade e religião? Como passar da Transcendência à Transparência? Como conjugar a ecologial ambiental, a social, a mental e a espiritual? Como iniciar a chamada ‘revolução molecular’? Como ultrapassar o perigo do sincretismo ecológico-espiritual? Como sintonizar a voz do Universo donde brota a força do Espírito? Como contemplar as cores do Arco-Íris na estética da Natureza? Como passar da hegemonia do ‘Logos’ à integração do ‘Eros’ e do ‘pathos’? Como conviver sabiamente com as dimensões ‘sim-bólica’ e ‘dia-bólica’ da natureza? Como resgatar o princípio ‘anima’ (feminino) na natureza e na sociedade? Como ouvir as estrelas e aprender com a natureza e com Universo? Como acordar as energias e deixar falar mais alto o entusiasmo original? Como passar do radicalismo à moderação? Estas são algumas das questões pertinentes a que este livro tenta responder.

Apresenta-nos ainda a análise de dois caminhos diferentes na passagem da ecologia para a espiritualidade: o caminho da chamada ‘ecologia profunda’ e o caminho da tendência ecológica ‘New Age’.

Alarga a sua reflexão ao contributo da tradição espiritual judaico-cristã e à tradição espiritual do Oriente com uma pequena referência ao possível contributo da tradição animista africana.

Finalmente apresenta a urgência de uma solução eco-espiritual (embora limitada) para o mundo de hoje que passa nomeadamente pela necessidade de implementação de uma Ética Mundial que inclua no seu seio a Eco-Espiritualidade.

Trata-se no fundo de fazer um balanço do contributo da ecologia e das novas ciências para uma nova noção do Ser humano, da Natureza, do Cosmos, de Deus, da Ética e da Espiritualidade Universal. Esta análise pode ajudar a compreender melhor a relação e a necessidade de diálogo entre fé e cultura, ciência e espiritualidade, um assunto cada vez mais urgente num mundo em constante mudança.

O autor é licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e Mestre em Filosofia do Ambiente pela Universidade de Lisboa. Foi professor convidado na Universidade do Algarve e leccionou durante alguns anos Antropologia Teológica e Teologia dos Sacramentos no CEFLA – Centro de Estudo e Formação de Leigos do Algarve. Actualmente é professor de Psicologia e Filosofia no Ensino Secundário.

O livro, com 270 páginas, é publicado e comercializado pelo Sítio do Livro (www.sitiodolivro.pt), podendo ser também adquirido através do autor (vitor.coelho-33@clix.pt). O preço é de 15,52 euros.

Verifique também

Bispo do Algarve faz novas nomeações com apelo a uma “pastoral de convergência”

A “proximidade da festa litúrgica da dedicação” da catedral, que se celebra amanhã, 19 de …