Pub

António Ventura Pina, que esteve ligado à Educação durante três décadas, primeiro como professor (1969-1985), depois como inspetor (1985) e em 1993 como diretor regional da Educação, foi agora eleito “Provedor do Estudante” para “defender e promover os direitos e interesses legítimos dos estudantes da Universidade do Algarve”, lê-se num comunicado enviado pela Universidade do Algarve.

O Conselho Geral da Universidade do Algarve designou por um período de cinco anos, de entre as personalidades que não pertencem à Instituição, o “Provedor do Estudante”, cuja objetivo principal é articular a Associação Académica com os órgãos e serviços da instituição, designadamente com os Conselhos Pedagógicos e com as unidades orgânicas.

Entre as várias atribuições, o “Provedor do Estudante” vai dirigir recomendações aos órgãos competentes com vista à correção de “atos ilegais ou injustos que afetem os estudantes”.

Ao provedor compete também melhorar os serviços que são prestados aos estudantes e ainda apreciar exposições dos estudantes, sem poder decisório, sobre matérias pedagógicas e de ação social, matérias administrativas ou quaisquer outras dos seus interesses, acrescenta a nota de imprensa.

António Pina desempenhou os cargos de vice-presidente da Câmara Municipal de Olhão e Presidente da Assembleia Municipal em 1994, em 2005 foi Governador Civil de Faro e, mais recentemente, foi presidente do Turismo do Algarve.

Lusa

Pub