Pub

A apresentação do Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, anualmente promovida pelo Secretariado da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) para o setor, vai decorrer em 2021 no Algarve.

O anúncio acaba de ser feito no encontro que está a decorrer na Diocese de Bragança-Miranda para apresentação da mensagem deste ano do papa para a efeméride.

A iniciativa é promovida pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais em colaboração com o Secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda. Para além de contar com a presença da diretora do primeiro organismo, Isabel Figueiredo, o encontro está a ser presidido pelo presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. João Lavrador, estando também presente D. José Cordeiro, bispo do Bragança-Miranda.

A mensagem do papa é tradicionalmente publicada por ocasião da festa litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, no dia 24 de janeiro.

Na mensagem para este 54.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, divulgada pelo Vaticano, o papa alerta para as narrativas “falsas” e “devastadoras” que marcam a comunicação atual, apelando a um maior espaço para “boas histórias”.

O texto tem como tema “‘Para que possas contar e fixar na memória’ (Ex 10, 2). A vida faz-se história”, centrando-se no papel central que a “narração” tem na história do ser humano.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi a única celebração do género estabelecida pelo Concílio Vaticano II, no decreto ‘Inter Mirifica’, em 1963; assinala-se no domingo antes do Pentecostes (24 de maio, em 2020).

com Ecclesia

Pub