Pub

A_rocha_aveA Rocha é uma das primeiras organizações ambientalistas portuguesas, a única de inspiração cristã, fundada precisamente no Algarve, mas já presente nos cinco continentes do mundo, concretamente em 19 países, e está a celebrar 30 anos de existência.

Nasceu no coração da Ria de Alvor, impulsionada por um inglês, Peter Harris, pastor anglicano e ornitólogo, que veio para Portugal com a família, para estudar zonas ameaçadas que eram utilizadas pelas aves migratórias e estranhou a pouca atenção dos cristãos ao ambiente e biodiversidade.

A Rocha é hoje uma organização cristã internacional que se envolve em várias áreas, não se limitando apenas a ações de captura, pesagem, medição e anilhagem de aves, a cursos ou reflorestações.

Os centros residenciais da associação acolhem milhares de estudantes, estagiários e voluntários e, ao nível da investigação científica, desenvolvem e ajudam estas pessoas em programas de investigação, participando na recolha de informação científica ou mesmo na direção dos projetos.

Outra das vertentes da organização ambientalista prende-se com o trabalho de educação ambiental nas escolas e também em empresas, lares de terceira idade ou com pessoas com dificuldades cognitivas ou motoras.

No Algarve tem sido, sobretudo, conhecida pelo seu trabalho em defesa da Ria de Alvor. Em 2012, a associação ganhou dois processos em tribunal contra os proprietários da Quinta da Rocha que ilegalmente tinham destruído habitats de extrema importância ambiental, na Ria de Alvor, perto do seu centro de estudos.

Em muitos países, A Rocha tem desempenhado um papel único ao proporcionar uma ligação entre o gosto pela vida selvagem e a beleza natural, os estudos científicos e a fé cristã. “Muita dessa investigação tem levado à adoção de estratégias de gestão que estão a beneficiar muitas espécies de animais”, explica a organização.

Para além disso, a associação tem publicado livros, recursos online e pequenos filmes e apresentações que têm transmitido a compreensão cristã sobre o cuidado da criação a várias dezenas de milhares de pessoas.

A associação tem organizado conferências para líderes de igrejas, explicando o ensino bíblico sobre o cuidado da criação e a forma como as igrejas podem manter-se envolvidas nesta área.

Através da maioria das suas 19 organizações, tem trabalhado com escolas bíblicas e seminários teológicos também de outros países, assegurando que futuros líderes cristãos recebem fundamentos teológicos e práticos sobre o cuidado da criação.

A organização ambientalista, que considera que “ao longo dos últimos 30 anos aconteceu uma mudança positiva na forma como a igreja olha para a criação”, tem desempenhado um papel significativo em explicar os fundamentos bíblicos e em demonstrar um modelo de missão cristã integrada, vivido em comunidade com o cuidado pelas pessoas, habitats e vida selvagem através dos seus projetos de conservação ambiental.

No próximo sábado, 19 de outubro, o programa de celebração dos 30 anos têm início pelas 10h, na sede da associação. Para além das intervenções do fundador e do presidente, destaque para um momento de apresentação destas três décadas de existência.

Cerimónia oficial do 30º aniversário

10:00 Receção de convidados
10:30 Boas vindas
Introdução
Apresentação “30 Anos A ROCHA”
Palavra a entidades convidadas
Palavra ao fundador
Palavra ao Presidente
Palavra de oração
Porto de Honra
Cocktail
12:00 Encerramento

== Celebração com os amigos d’A ROCHA ==

15:30 Receção de convidados
16:00 Boas vindas
Introdução
Apresentação “A ROCHA 30 Anos”
Testemunhos
Momento musical
Reconsagração d’A ROCHA
Oração
Brinde
Lanche
18:00 Encerramento

Pub