Inicio | Sociedade | Autarca pede adiamento do fim do sinal analógico de TV e reforço da cobertura TDT

Autarca pede adiamento do fim do sinal analógico de TV e reforço da cobertura TDT

Em carta enviada ao presidente da Anacom, Rui André defende o alargamento para 26 de abril de 2012 do prazo para desligar o sistema analógico, no sentido de "encontrar soluções que permitam aos fornecedores uma resposta às solicitações dos habitantes".

O presidente da Câmara de Monchique justifica o pedido com a "extensão do território municipal, que torna quase impossível dotar os habitantes de serviços televisivos" até 12 de janeiro de 2012.

Monchique integra os concelhos que têm previsto o fim das emissões analógicas a 12 de janeiro de 2012.

Rui André acrescentou que a decisão de recorrer ao responsável pela Anacom resultou "nas dúvidas" levantadas numa sessão pública de esclarecimento sobre a entrada em funcionamento do sinal TDT, em que participaram aquela entidade, a DECO e a autarquia.

Segundo o autarca, a especificidade do concelho "obrigará a que a maior parte da população tenha de recorrer à emissão digital por satélite (DTH), mais onerosa, e que causará na zona urbana histórica, um inconveniente impacto visual no edificado".

Rui André recordou que, segundo dados recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), Monchique é um concelho que tem "uma população envelhecida, que tem na televisão o único entretenimento, sendo também o concelho com menor poder de compra da região".

Além disso, acrescenta, existe pouca informação, apesar dos esforços que a autarquia e outras entidades privadas "têm feito sobre os apoios disponíveis para que a população possa receber o serviço".

Além do adiamento do fim das emissões analógicas, o presidente da Câmara de Monchique defende a "extensão da zona digital, com a colocação de um repetidor de forma a melhorar significativamente a sua cobertura".

Lusa

Verifique também

PJ detém militar suspeito de abusar sexualmente de menor no concelho de Tavira

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção, na quinta-feira, de um militar de 25 …