Pub

O lar de idosos, centro de dia e serviço de apoio domiciliário, ficará implementado na freguesia de Ferragudo, cujo investimento ascende a 1,6 milhões de euros, comparticipado com 618 mil euros pela autarquia.

Em nota enviada à imprensa, a autarquia justifica o apoio “tendo em consideração os elevados índices de envelhecimento, associados à diminuição da taxa de natalidade e também em função das orientações da Comissão Europeia para a proteção social e solidariedade entre gerações”.

Segundo o documento, o índice de envelhecimento na freguesia de Ferragudo é de 166,5 por cento, “o que implica uma atuação rápida e eficiente da câmara e das instituições de solidariedade social para apoiar as pessoas idosas”.

Além da comprticipação financeira, a autarquia cedeu o terreno com uma área de 4 600 metros quadrados, que acolherá o novo centro, e onde está implementada uma creche, a funcionar desde 2008.

O projeto do lar de idosos de S. José, apresentado em 2009, é financiado pelo Programa Operacional de Potencial Humano (POPH), Fundo Social Europeu (FSE), Segurança Social.

Lusa

Pub